EUA: Texas registra caso de gripe aviária em humano

Uma pessoa no Texas, nos Estados Unidos, foi diagnosticada com gripe aviária após ter contato com leite de vacas supostamente infectadas com o vírus influenza H5N1. O caso foi informado nesta segunda-feira (1º/4) pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) nacional e estadual.

Segundo autoridades locais, o paciente está passando por tratamento com medicamento antiviral, e o único sintoma relatado é vermelhidão nos olhos. De acordo com o CDC do Texas, a pessoa diagnosticada com o vírus teve contato direto com o animal infectado.

Este é o segundo caso de infecção em humanos pela gripe aviária nos Estados Unidos nas últimas semanas, depois que autoridades de saúde norte-americanas detectaram vacas contaminadas pelo vírus em fazendas produtoras de leite em cinco estados. São eles: Texas, Kansas, Idaho, Michigan e Novo México.

O paciente diagnosticado com a doença não teve a identidade relevada.

 

Gripe aviária no Brasil

Não há registros de pessoas infectadas pelo vírus no Brasil. No entanto, o Ministério da Agricultura tem acompanhado o aumento de casos em animais, em especial aves silvestres do litoral.

Conforme informações do governo federal, o país tem 160 focos da doença. Os casos se concentram em São João da Barra, no Rio de Janeiro.

Últimas Notícias