Bolsonaro inicia caravana pelo Brasil para pressionar por anistia

O antigo chefe de estado, Jair Bolsonaro, tem planos para uma série de eventos em todo o Brasil com o objetivo de angariar apoio para o “Projeto de Lei da Anistia” e expressar críticas ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A primeira reunião está agendada para 16 de março, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, e será seguida por outra na Avenida Paulista, em São Paulo, em 6 de abril.

De acordo com o jornal Gazeta do Povo, uma caravana está programada para visitar várias partes do país após as datas mencionadas, iniciando pelo Sudeste e depois rumando para o Nordeste. O objetivo principal dos eventos é mobilizar apoio para a aprovação de um projeto de lei que busca anistiar aqueles que foram presos por ações ocorridas em 8 de janeiro. A estratégia incorpora críticas ao governo atual e tem como objetivo manter os apoiadores engajados até as eleições de 2026.

O objetivo da direita é ampliar seu poder no Congresso Nacional e nas administrações estaduais. Segundo o deputado federal Luciano Zucco (PL-RS), a caravana tem a intenção de “mostrar a importância da anistia, nossa pauta prioritária. E o fora Lula, que todo mundo tem que ter. Esse governo acabou. Se nós não pararmos o Lula, ele quebra o Brasil”.

Nos eventos programados em Copacabana e na Avenida Paulista, espera-se a participação de diversas lideranças e parlamentares. “Serão grandes eventos pacíficos, democráticos, em prol da anistia aos presos do 8 de janeiro, pela liberdade”, comentou Zucco à Gazeta do Povo.

Bolsonaro fará caravana ao Nordeste
A caravana iniciará sua jornada no Nordeste, especificamente no Rio Grande do Norte e Pernambuco, com a intenção de honrar ex-ministros do governo Bolsonaro, como o senador Rogério Marinho (PL-RN) e Gilson Machado (PL-PE). A cidade de Fortaleza também faz parte do itinerário da caravana.

Rogério Marinho está organizando uma sequência de eventos chamados “Rota 22”, cujo lançamento está agendado para os dias 11 e 12 de abril, com a participação de Bolsonaro. O objetivo do “Rota 22” é estabelecer o Partido Liberal (PL) como a maior força opositora no Rio Grande do Norte e preparar o cenário para as eleições de 2026.

Durante as mobilizações, também se pretende reforçar o projeto político para as eleições de 2026. Luciano Zucco destaca que “o intuito dessa caravana é mostrar o fortalecimento da direita, com a repercussão das eleições de 2024, quando elegemos uma série de vereadores e prefeitos”.

Os apoiadores de Bolsonaro estão concentrados em intensificar a representação da direita no Senado, visando adquirir a maioria no Congresso em 2026, o que envolve deputados federais, senadores e governadores.

Bolsonaro já indicou seu apoio a candidatos que podem disputar o Senado em ao menos dez Estados nas eleições de 2026.As informações são da Revista Oeste.

Últimas Notícias