O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) usou as redes sociais nesta sexta-feira (7) para criticar a decisão do governo Lula (PT) de voltar a exigir visto de entrada para cidadãos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. A medida entrará em vigor a partir de 10 de abril, revertendo uma política adotada em 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), que dispensou a exigência para facilitar o turismo no Brasil.
Flávio não poupou palavras ao atacar Lula, chamando-o de “anta” e afirmando que a decisão prejudicará a economia brasileira ao afastar turistas estrangeiros:
“Lula ‘se vinga’ de Trump dificultando a entrada de turistas americanos no Brasil, que viriam pra cá gastar seus dólares em hotéis, restaurantes, transportes, serviços e produtos brasileiros. Ou seja, emprego e renda no Brasil. Agora, muitos não virão mais! Lula é uma ANTA, inacreditável”, declarou o senador.
Governo alega “princípio da reciprocidade” para retomar exigência
A isenção de vistos para esses países já havia sido prorrogada em 2024 por mais um ano, após negociações do governo para evitar um possível revés no Congresso, que ameaçava barrar a exigência. No entanto, agora o governo petista decidiu retomar a obrigatoriedade, justificando a medida como uma questão diplomática.
De acordo com o Ministério do Turismo, o Brasil voltou a exigir o documento com base no “princípio da reciprocidade”, uma vez que os cidadãos brasileiros precisam de visto para ingressar nos Estados Unidos, Canadá e Austrália.
A decisão, no entanto, divide opiniões. Enquanto o governo argumenta que está aplicando um tratamento igualitário nas relações internacionais, críticos, como Flávio Bolsonaro, alertam para o impacto negativo no setor turístico e na economia brasileira.