A ministra Gleisi Hoffmann tomou posse nesta segunda-feira (10/3) como titular da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI). Durante discurso, em cerimônia com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), agradeceu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes pelo que chamou de “atuação em defesa da democracia”.
“Ao fim daquela duríssima campanha [de 2022], a democracia venceu. Venceu nas urnas pela vontade popular e venceu a trama golpista que culminaria nos atentados de 8 de janeiro de 2023”, afirmou a ministra em seu discurso de posse. “Venceu pela repulsa da sociedade àquela violência e pela firme reação das instituições, dos presidentes da República, da Câmara, do Senado e do STF. Quero reconhecer o papel do ministro Alexandre de Moraes na defesa da democracia e agora da soberania nacional”, destacou. Moraes.
Durante a fala, Gleisi ainda mandou uma indireta ao governo dos Estados Unidos, agora liderado por Donald Trump. “Respeitamos e temos relações com todos, mas o Brasil é dos brasileiros e brasileiras”, disse Gleisi.