Serra Gaúcha ganhará parque temático automotivo em dezembro

Esquete Model A Village.

A Serra Gaúcha, mais precisamente a Linha Araripe, às margens da RS-235 em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, ganhará um parque temático automotivo inspirado na arquitetura estadunidense dos anos 1930. O empreendimento é uma idealização do casal de empresários Andreia e Ronei Weber, que investirão cerca de R$ 30 milhões no projeto.

Segundo o casal, o parque temático, que é inédito no Brasil, transportará os visitantes a uma autêntica cidade dos Estados Unidos da década de 1930. Batizado de “Model A Village”, em homenagem ao Ford Model A, a previsão de inauguração é para dezembro deste ano.

O espaço contará com museu com 40 automóveis Ford das décadas de 1920 e 1930 – a maioria deles Model A –, posto de combustíveis retrô, cinema de época, relojoaria cenográfica, chapelaria, barbearia, lojas e cafés. Detalhes como horários e preços de ingresso serão divulgados oportunamente, mais próximo da abertura oficial.

O complexo é a concretização do sonho Andréia, advogada natural de Santa Catarina, e do paranaense Ronei, analista de sistemas que fez carreira no desenvolvimento de softwares. Atualmente, ambos moram em Gramado, no Rio Grande do Sul, perto de Nova Petrópolis, e migraram para o segmento de investimentos imobiliários.

“O primeiro carro antigo que comprei foi em 2012, um Ford Phaeton 1929. A partir daí, adquiri outros quatro veículos em São Paulo e não parei mais, pois acabei me apaixonando pelo antigomobilismo”, conta Ronei.

De acordo com ele, o resultado é um acervo de 40 veículos em perfeito estado de conservação e outros sete em processo de restauração. Porém, estão espalhados em garagens de três estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná).

“Como a coleção nunca esteve reunida em um único local, em 2018 tivemos a ideia de fazer o parque para preservar e disseminar a cultura automotiva”, acrescenta Andréia.

O projeto começou a tomar forma em janeiro de 2025, com a compra de uma área de 11.300 metros quadrados em Linha Araripe, às margens da RS-235, na estrada que liga Nova Petrópolis a Gramado. O terreno fica em ponto estratégico, pois está a 17 quilômetros do Centro das duas cidades turísticas e a 88 de Porto Alegre.

O projeto foi executado em tempo recorde pela equipe do arquiteto Paulo Fonseca, profissional da cidade vizinha de Canela. A típica vila estadunidense dos anos 1930 terá um total de 2.700 metros quadrados de área construída.

“Nossa inspiração é a ‘Greenfield Village’, idealizada e inaugurada pelo próprio Henry Ford no ano de 1929 em Dearborn, cidade vizinha a Detroit, Michigan”, revela Ronei.

Do primeiro ao último tijolo assentado, a sustentabilidade será uma das marcas registradas da “Model A Village”, que contará com energia solar e água coletada da chuva para irrigação dos jardins. As obras começaram neste mês de março e estão previstas para terminar em dezembro próximo.

Além do celeiro, museu automotivo e cinema temático, a “Model A Village” será composta por 10 lojas igualmente inspiradas na arquitetura dos Estados Unidos dos anos 1930, como relojoaria cenográfica, chapelaria, barbearia, cafés e lanchonetes, onde poderão ser saboreados lanches típicos daquela década. Outra atração é a réplica do icônico posto de gasolina Texaco existente na Rota 66, a mais famosa de lá.

Além disso, ao longo das cinco ruas internas do parque, serão realizados passeios em carros antigos e em nostálgicas Jardineiras. Guias explicarão detalhes técnicos e curiosidades sobre os veículos. Brincadeiras antigas divertirão crianças e adultos, que ainda poderão participar de trilhas e fazer piqueniques em meio à natureza.

“O parque é muito mais do que um simples museu, pois proporcionará uma imersão completa no fascinante mundo automotivo, responsável por transformar o mundo. Para reforçar o viés cultural, após a inauguração, faremos parcerias com escolas, incentivando a visitação de estudantes de diversas regiões”, enfatiza Andréia.

Dos 40 veículos expostos, aproximadamente 30 são Model A conservados, o que inspirou o nome do parque. O acervo também conta com quatro caminhões Ford Model AA e quatro Jardineiras Ford, veículos que deram início ao transporte coletivo no Brasil. Uma delas, inclusive, é uma das primeiras Jardineiras produzidas no país, em São Paulo em 1924. Com capacidade para 12 lugares.

Completam a lista, dois tratores Fordson e até um avião Pietenpol Air Camper 1929, que usa motor de Model A. Em um cenário especialmente ambientado, permanecerá em exposição um carro enferrujado, tal qual foi encontrado abandonado em um celeiro.

Por fim, um dos modelos em exposição será um Ford Tudor 1930 na cor vermelho Blueberry. Totalmente restaurado, é equipado com motor de quatro cilindros 3.3 litros e 40 cavalos de potência, acoplado ao câmbio de três marchas.

Últimas Notícias