STF vai julgar suposto porte ilegal de arma de Zambelli entre os dias 21 e 28 de março

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai julgar entre os dias 21 e 28 de março, o processo em que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) é ré, por suposto porte ilegal de arma de fogo.

O relator do processo, ministro Gilmar Mendes, liberou nesta terça-feira (11) a ação para julgamento no Plenário Virtual da Corte.

A ação contra a parlamentar se refere a um incidente ocorrido em outubro de 2022, véspera do segundo turno das eleições.

Na ocasião, a deputada se envolveu em uma discussão com um apoiador do então candidato a presidente Lula (PT) em uma rua de um bairro nobre de São Paulo e, durante a briga, perseguiu o homem com uma arma em punho.

Em agosto de 2023, o STF decidiu que Zambelli deveria responder pela acusação de porte ilegal de arma de fogo. A maioria dos ministros votou a favor do recebimento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

A denúncia foi baseada no fato de Zambelli ter reagido a uma ofensa de um militante de esquerda com uma pistola em mãos.

Durante o julgamento, os ministros Kassio Nunes Marques e André Mendonça manifestaram-se contra a acusação. Nunes Marques defendeu a rejeição da denúncia, enquanto Mendonça considerou que o caso não deveria ser analisado pelo STF.

Com a decisão, Zambelli se tornou ré em agosto de 2023 e agora aguarda o julgamento do processo.

Últimas Notícias