Sarney será homenageado no Senado pelos 40 anos de redemocratização

O ex-presidente da República, José Sarney (MDB), será homenageado em uma sessão especial do Senado pelos 40 anos de redemocratização do país. A proposta da celebração apresentada pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO) foi aprovada em sessão do Plenário, nesta terça-feira (11).

Kajuru justificou que a homenagem reconhece o papel histórico do primeiro presidente civil da redemocratização brasileira, após duas décadas de ditadura militar. O senador ainda destaca que um marco fundamental na história do país foi a promulgação da Constituição de 1988, quando a democracia foi consolidada no governo de Sarney.

“O retorno ao Estado democrático de direito só foi possível graças à mobilização popular e ao empenho de várias lideranças políticas, entre as quais se destaca José Sarney, primeiro presidente civil após o período autoritário”, argumenta o senador goiano.

Sarney completará 95 anos em 24 de abril e, além de presidir o Brasil, foi deputado, governador do Maranhão e senador.

O Senado também aprovou homenagem ao ex-presidente da República de Epitácio Pessoa, pelos 160 anos de seu nascimento, proposto pelo senador Efraim Filho (União-PB). O ex-presidente que governou o Brasil entre 1919 e 1922 também foi senador e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). E foi definido por Efraim Filho como “personalidade que contribuiu de maneira singular e profunda para a história nacional”. (Com Agência Senado)

Últimas Notícias