No mercado automotivo brasileiro, os SUVs lideram com folga entre as categorias mais vendidas. Desde que passaram a fazer parte do desejo do consumidor, os utilitários dominaram por completo os mais variados segmentos, com exceção de um, o de picapes.
As caminhonetes seguem crescendo bem por aqui, e já são a terceira categoria que mais emplaca unidades no Brasil. Das compactas as gigantes, passando pelas intermediárias e pelas médias, temos um número variado de representantes.
Mas ainda assim, inúmeros modelos estão longe de passar por aqui, como indicamos agora neste Top11 picapes que não são vendidas no Brasil. Começamos por uma intermediária.
Hyundai Santa Cruz
Hyundai Santa Cruz.
De toda a nossa lista, a picape sul-coreana é a que mais se fala de vir para o Brasil, apesar de, até hoje, isso nunca acontecer. Ela, inclusive, esteve presente ainda como conceito no último Salão do Automóvel de São Paulo, lá em 2018. Baseada no SUV Tucson, lá fora, o lançamento oficial dela ocorreu apenas em 2021 e já estamos em 2025 e nada dela chegar aqui para concorrer com Fiat Toro, Ram Rampage, Ford Maverick e Chevrolet Montana. A próxima da lista é tão interessante quanto.
Honda Ridgeline
Honda Ridgeline.
A picape da Honda conta com um diferencial entre as médias, algo comum entre as intermediárias e compactas, ela não é sob chassis, mas sim monobloco. Lançada em 2006, a japonesa nunca esteve minimamente perto de desembarcar no Brasil, o que é uma pena, certamente seria um sucesso por aqui. A seguinte é quase uma pegadinha na lista.
Chevrolet Colorado
Chevrolet Colorado.
Tecnicamente, ela até é comercializada no Brasil, mas com um nome bem mais famoso, pois se trata da versão americana da S10. Por lá, a Colorado surgiu em 2004 para substituir a irmã, enquanto a opção brasileira se manteve por aqui. Ambas sempre tiveram o mesmo estilo, até a atual geração, quando a feita nos Estados Unidos foi modernizada e a produzida por aqui ganhou apenas mais um facelift e não uma nova geração, como deveria ter sido. Na sequência, seguindo entre as médias.
Renault Alaskan
Renault Alaskan.
Junto com a Santa Cruz, a picape média da Renault é a que mais se ouviu falar de vir para o Brasil, principalmente por ela ser produzida e vendida na Argentina e ter como base a prima Nissan Frontier (as duas marcas fazem parte de uma aliança global). De todas, seria a mais fácil de desembarcar por aqui, basta a dona Renault querer. Agora, da mais simples, a mais complicada de vir.
Mazda BT-50
Mazda BT-50.
A japonesa é, de longe, a mais complicada de vir para o Brasil por um simples fato, nem a marca está por aqui e se trata de um modelo um pouco mais obscuro para o público brasileiro. Um ponto interessante dela é que, apesar de ser clássica, sob chassis, o visual dianteiro é bem semelhante ao dos irmãos SUVs. Na sequência, uma dose dupla.
GMC Canyon e Sierra
GMC Canyon e Sierra.
Ah, você pode estar se perguntando por que afirmamos que a Mazda é difícil de vir por não estar no Brasil, sendo que a GMC também não. Por um simples fato, é uma marca do grupo GM. Inclusive, as duas são as versões “ricas” das Chevrolet S10 e Silverado. Elas são baseadas nas mesmas plataformas, mas com um quê a mais de luxo, tecnologia e segurança. Já que a Sierra abriu a conversa sobre as grandes, a próxima é uma delas.
Nissan Titan
Nissan Titan.
As picapes full-size estão fazendo muito sucesso no Brasil, principalmente com a Ram e as principais concorrentes conterrâneas, Ford F-150 e Chevrolet Silverado. Se as americanas fazem a festa sozinhas por aqui, as japonesas como a Titan estão perdendo tempo. A irmã maior da Frontier certamente faria sucesso em terras brasileiras, principalmente no Centro-Oeste, onde o agro é muito forte. Na sequência, outra que se destacaria se viesse.
Toyota Tundra
Toyota Tundra.
Esta faz menos sentido ainda de não estar no Brasil. Com uma liderança folgada há anos entre as médias, certamente a picape grande da japonesa faria bonito aqui, como a irmã Hilux faz. Volta e meia a Toyota até ensaia em trazê-la para cá, mas não passa disso… um mero ensaio. Agora, para finalizar, dois modelos diferenciados.
Hummer EV Pick-Up
Hummer EV Pick-Up.
A gigante elétrica entra na mesma lógica da Canyon e da Sierra, a marca não está no Brasil, mas por fazer parte do grupo GM, seria “fácil” trazê-la. A americana une a cara e o estilo bruto dos SUVs Hummers que fizeram sucesso nos Estados Unidos no início do milênio, com a pegada zero emissões. Por fim, esta não poderia ficar de fora da lista dessas.
Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck.
“Ah, eu vejo vídeo dela rodando por aqui direto…” Vamos te contar um segredo: são todas unidades importadas de forma direta, comprados lá fora e entregues aqui por meio de importadoras independentes. Oficialmente, a Tesla não comercializa nenhum veículo no Brasil, entre eles, a picape tirada diretamente de um filme de ficção científica dos anos 1980. Podia? Podia… afinal, mercado para isso temos e de sobra e, mesmo a marca não estando aqui, não seria um problema para o “homem mais rico do mundo” entrar no mercado brasileiro. E aí, qual dessas você gostaria de ver nas lojas brasileiras?