quinta-feira, julho 17, 2025
HomeGeralLula atrai Ratinho Jr para ser vice do PT em 2026

Lula atrai Ratinho Jr para ser vice do PT em 2026

Com seu governo rejeitado pela maioria dos brasileiros, até em Estados do Nordeste, e pressionado pela aprovação recorde de governadores de direita, Lula (PT) começa a se mexer para tentar dividir a oposição. Sua jogada de ousadia é atrair o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), oferecendo-lhe a vaga de vice da chapa do PT para presidente da República em 2026, ainda que ele próprio não pretenda a reeleição. Fontes do governo garantem que as conversas estariam avançadas.

O entendimento explicaria o silêncio de Ratinho Jr, único governador conservador que não defende Bolsonaro ou presos políticos de 8/jan.

Políticos ligados a Ratinho negam adesão à jogada. Eles temem que o eleitor paranaense, com sua repulsa histórica ao PT, sinta-se “traído”.

A adesão de Ratinho Jr teria um preço: seu apoio a eventual candidatura de Gleisi Hoffmann ou de alguém por ela indicada ao governo do Paraná.

Se a adesão de Ratinho Jr for confirmada, o vice Geraldo Alckmin (PSB) seria “forçado” a disputar o governo de São Paulo ou vaga no Senado.

Deputado federal Evair de Melo. (Foto: Álvaro Maciel/Diário do Poder).

Cultura virou ‘comitê’ de Lula, denuncia deputado

“O PT e seus puxadinhos não têm limites! Transformaram programa de R$58 milhões, que deveria incentivar a cultura, em caixa paralelo para bancar campanhas de aliados”, denunciou o deputado Evair de Melo (PP-ES), que pediu investigação formal no Tribunal de Contas da União (TCU) e no Ministério Público Eleitoral para apurar desvios de recursos do Programa Nacional de Comitês de Cultura. “A Cultura não pode ser transformada em comitê eleitoral do governo”, protestou.

Ministra precisa explicar

O deputado também pediu a convocação da ministra Margareth Menezes (Cultura) para se explicar na Câmara dos Deputados.

“Todo dia é esculacho na cara do povo. Isso é corrupção descarada, um assalto ao dinheiro público para perpetuar o projeto de poder”, diz Evair.

A denúncia é de que recursos do PNCC foram usados para abastecer campanhas de petistas e aliados nas eleições municipais de 2024.

Poder sem Pudor

Cola tudo

Na campanha de 1986, o empresário Camilo Cola disputava vaga no Senado pelo PMDB do Espírito Santo. Os adversários logo batizaram sua chapa de “Macaca”, que seriam as iniciais de Max Mauro, (Gerson) Camata e o milionário dono da viação Itapemirim. Mas o que tirou Camilo Cola do sério, levando-o a recorrer à Justiça Eleitoral, foi a distribuição de um certo cartaz. Dizia: “se a sua filha perdeu a virgindade, não se preocupe: Camilo cola”. A brincadeira pegou e ele o empresário acabou perdendo a eleição.

Pode isso, Constituição?

O STF deveria explicar notícia do jornal O Globo de que quatro ministros se queixam de falta de “acesso” a Lula e que “decisões importantes” são tomadas de forma isolada, “compartilhadas” apenas com Janja. Humm…

A decisão do STF anulando o mandato de sete deputados, nenhum deles filiado ao PT, é um constrangedor presente ao governo Lula. Só a oposição perde. E reforça o avanço da insegurança jurídica, jogando no lixo regras com as quais os deputados foram legitimamente eleitos.

Ao listar as mulheres que Lula nomeou e omitir as que ele demitiu, Gleisi Hoffmann citou a presidente do Superior Tribunal Militar como escolha do petista. Lorota. Maria Elizabeth Rocha foi eleita pelos ministros do STM.

A aprovação das novas regras para emendas parlamentares, a primeira votação do Congresso sob nova administração, revelou o tamanho do governo, quando tem apoio do centrão: 361 na Câmara e 64 no Senado.

Frase do dia

O desgoverno não para de quebrar recordes!

Deputada Carol de Toni (PL-SC), após a inflação de fevereiro, a maior em 22 anos

Janja não aguentou a enxurrada de críticas e fechou seu perfil na rede social Instagram. O ‘Janjômetro’, que monitora seus gastos, já registra R$117,2 milhões na conta do pagador de impostos desde 2023.

“Querem que eu pare de divulgar os gastos da Janja… é muito fácil, é só pedir para a Janja parar de gastar”, disse o deputado estadual Guto Zacarias (União-SP), criador do Janjômetro, em entrevista ao podcast Diário do Poder, sobre as ameaças que recebeu – incluindo do governo.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que teve candidatura presidencial frustrada em 2022, afirmou que os tucanos conversam com o Podemos como alternativa à fusão com o PSD.

Carlos Jordy (PL-RJ) aponta a hipocrisia de Gleisi Hoffmann (SRI), que se diz “indignada com bolsonaristas” que denunciaram a fala misógina de Lula sobre mulher bonita: “Não era para ela ficar indignada com [Lula]?”.

…ostentação nas redes sociais é para influencer.

RELATED ARTICLES
spot_img
Publicidade

MAIS POPULARES

Publicidade