A maior aventura científica do Distrito Federal segue viagem e faz sua próxima parada em Samambaia, a partir desta quarta-feira (19) e segue até o domingo (23 de março).
O projeto Ciência na Estrada, promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (Secti-DF) em parceria com o Instituto de Gestão e Execução de Projetos (IGEPEX), chega com uma programação repleta de experiências imersivas, oficinas de robótica, experimentos científicos, simulações astronômicas, palestras inspiradoras e até um ônibus futurista com realidade virtual 360°.
Após o grande sucesso da primeira edição em Ceilândia, que reuniu mais de 5 mil pessoas, o evento segue com o objetivo de popularizar a ciência e despertar a curiosidade do público para temas ligados à tecnologia e inovação.
Com entrada gratuita e retirada de ingressos pelo Sympla, o Ciência na Estrada leva ao público uma estrutura itinerante equipada com computadores, materiais didáticos e espaços adaptados para tornar o aprendizado envolvente e acessível.
Entre os destaques da programação, o geofísico e divulgador científico Sérgio Sacani, criador do canal Space Today, fará uma palestra sobre astronomia e exploração espacial, mostrando como a ciência está presente no dia a dia e incentivando novas gerações a se interessarem pelo tema.
O evento também contará com demonstrações químicas do projeto Einstein Jr. e experimentos conduzidos pelo influenciador Domingos Santos, que transforma conceitos científicos complexos em conteúdos didáticos e divertidos.
Os visitantes poderão participar de oficinas práticas, como construção de protótipos robóticos, desenvolvimento de jogos e desafios de inovação voltados para a solução de problemas locais. Uma feira de ciências exibirá projetos desenvolvidos pelos próprios participantes, incentivando a criatividade e a aplicação do conhecimento em iniciativas concretas.
Uma das atrações mais aguardadas é o Ônibus Ciência na Estrada, uma estrutura inovadora que simula uma nave futurista e proporciona uma experiência sensorial com realidade virtual 360°.
Além de Samambaia e Ceilândia, o projeto ainda passará por outras regiões do DF, como Sol Nascente, Pôr do Sol, Brazlândia, Santa Maria, Arapoanga, Vicente Pires, Sobradinho II, Riacho Fundo, Estrutural e Guará, ampliando seu impacto e alcançando milhares de jovens e comunidades.
“Inspirar as novas gerações a seguir carreiras científicas e tecnológicas é um dos principais objetivos da Secti-DF. O Ciência na Estrada levará experiências imersivas em inovação, robótica, astronomia e tecnologia para dez Regiões Administrativas do Distrito Federal. Queremos despertar a curiosidade, aproximar a ciência do dia a dia e mostrar que o conhecimento pode transformar vidas e abrir portas para o futuro. Nosso desafio é fazer com que os jovens enxerguem a ciência não apenas como algo acadêmico, mas como um campo dinâmico, repleto de possibilidades e oportunidades”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Reisman.
Com uma programação dinâmica e interativa, o Ciência na Estrada transforma o aprendizado em uma experiência empolgante e inesquecível, tornando a ciência um instrumento de descoberta e empoderamento para os jovens do Distrito Federal.