Nesta quarta-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou sobre a troca de tarifas envolvendo os Estados Unidos e a China e afirmou que “guerras comerciais não têm vencedores”. As declarações ocorreram durante abertura da cúpula da Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos) em Tegucigalpa, Honduras.

Lula não citou o presidente dos EUA, Donald Trump, em seu discurso.

– Tarifas arbitrárias desestabilizam a economia global e elevam os preços. A história nos ensina que guerras comerciais não têm vencedores. Se seguirmos separados, a comunidade latino-americana e caribenha corre o risco de regressar à condição de zona de influência em uma nova divisão do globo entre superpotências – apontou.

Nesta quarta, Trump elevou a taxação dos produtos da China em 125%, como resposta à decisão do país asiático de elevar os impostos sobre os produtos americanos. Já para o Brasil, o aumento das taxas ficou em 10%.

Durante discurso na Celac, Lula disse que ainda que “quanto mais fortes e unidas estiverem nossas economias, mais protegidos estaremos de decisões unilaterais”.

pleno.news

Share.

Comments are closed.