Nesta quarta-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre o Ministério das Comunicações e disse que o União Brasil tem o direito de indicar o próximo ministro. A declaração ocorre após a saída de Juscelino Filho (União Brasil-MA) do comando da Pasta após a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciar o político por suspeita de corrupção.
Lula deu a declaração conversar com jornalistas na cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Honduras. Ele indicou que o atual líder do partido na Câmara, Pedro Lucas Fernandes (MA), é um dos favoritos para a Pasta.
– O União Brasil tem o direito de me indicar um sucessor para o Juscelino, que é do União Brasil. Eu já tenho um nome, conheço o Pedro Lucas. Amanhã de manhã vou conversar com o União Brasil e, se for o caso, a gente discute a nomeação dele – afirmou.
A denúncia da PGR apontou que Juscelino Filho é suspeito de participar em um esquema de desvio de emendas quando atuava como deputado federal. O caso teve início após uma reportagem do jornal O Estado de S. Paulo apontar que o ministro, quando estava na Câmara, destinou recursos para o asfaltamento de uma estrada que passava pela fazenda de sua família.
Em carta aberta divulgada nesta terça (8), Juscelino Filho chamou o pedido para deixar o cargo uma decisão difícil.
– Hoje tomei uma das decisões mais difíceis da minha trajetória pública. Solicitei ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva meu desligamento do cargo de ministro das Comunicações. Não o fiz por falta de compromisso, muito pelo contrário. Saio por acreditar que, neste momento, o mais importante é proteger o projeto de país que ajudamos a construir e em que sigo acreditando – afirmou.
pleno.news