O deputado federal André Janones (Avante-MG) poderá ser preso caso descumpra as medidas protetivas estabelecidas pela Justiça de Minas Gerais em uma ação movida pela prefeita de Ituiutaba (MG), Leandra Guedes (Avante), ex-companheira do político. No processo, ela diz ser vítima de ameaças e chantagens por parte do parlamentar, que teria enviado uma foto íntima dela a um secretário municipal.
Na decisão sobre a possibilidade de prisão, o juiz Paulo Fernando Naves de Resende declarou que está “autorizada a requisição de apoio policial para cumprimento das medidas ora fixadas” e que o “descumprimento das medidas protetivas constitui crime”, o que autoriza a “prisão em flagrante” do deputado.
De acordo com o colunista Paulo Cappelli, do site Metrópoles, Janones foi notificado em janeiro sobre as medidas protetivas e a possibilidade de prisão. Entre as ordens judiciais estão a proibição de que ele entre em contato com Leandra Guedes ou familiares dela por qualquer meio e/ou se aproxime da ex-companheira a uma distância inferior a 300 metros.
Além disso, o deputado federal também não pode frequentar os mesmos lugares que a prefeita, nem “divulgar, transmitir ou propagar fotografias, vídeos ou qualquer mídia a respeito da intimidade da ofendida”.
– A narrativa descortina um possível contexto de violência psicológica e moral, com ameaças que não se inserem apenas na vida profissional da vítima; ao contrário, afetam diretamente sua vida pessoal, antes mesmo do cargo que ocupa, com atemorização pela propagação de fotografias íntimas a terceiros, as quais não se inserem em nenhuma pauta política – declarou.
pleno.news