Dos 262 parlamentares (excluindo líderes partidários) que assinaram o requerimento de urgência do PL anistia na Câmara, 28 são do mesmo partido do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB). O partido tem uma bancada de 45 representantes, o que significa uma adesão de 62,2% ao requerimento articulado pela oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

O requerimento foi protocolado pelo líder do PL, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), na tarde desta segunda-feira (14/4). O parlamentar afirmou que não pretendia oficializar o requerimento por hora, mas mudou de ideia quando soube que o Planalto teria começado a pressionar os deputados a mudar de ideia.

Com o protocolo feito, a lista dos parlamentares que assinaram o requerimento se tornou pública, o que, na avaliação de Sóstenes, vai dificultar desistências dos signatários. O PL, que tem 92 deputados, foi a sigla com mais adesões: 90. Em seguida, estão o União Brasil (40); o PP (35); o Republicanos (28); o PSD (23) e o MDB (20).

Desses, União Brasil, PP, Republicanos, PSD e MDB têm ministros no governo Lula. Assinaram, ainda, deputados do Avante, Cidadania, Novo, Podemos, PRD e PSDB.

Apesar dos esforços da oposição, Hugo Motta tem evitado pautar o tema para evitar se indispor com o governo Lula e com o Supremo Tribunal Federal (STF). Mesmo com o requerimento de urgência apresentado, caberá a ele pautar o tema.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Leia a lista completa (por ordem de assinatura):

Correio Braziliense

Share.

Comments are closed.