O presidente Donald Trump assinou nesta terça (15) um decreto que abre caminho para que agências do governo realoquem seus escritórios para fora de Washington, DC.
A ordem, que é o mais recente passo do governo para reformular a administração federal, revoga duas ordens dos ex-presidentes Jimmy Carter e Bill Clinton, que incentivavam a localização de instalações governamentais em áreas centrais de negócios e propriedades e distritos históricos.
“Revogar essas ordens restaurará o bom senso na gestão dos espaços de escritórios federais, permitindo que as agências escolham instalações mais econômicas e se concentrem em cumprir com sucesso suas missões para os contribuintes americanos”, diz a nova ordem executiva de Trump.
“O povo americano está espalhado por quase 10 milhões de quilômetros quadrados, em áreas urbanas, suburbanas e rurais. Para fornecer os serviços da mais alta qualidade de maneira eficiente e econômica, os departamentos executivos e agências devem estar onde o povo está”, afirma o texto.
Existem cerca de 2,4 milhões de trabalhadores federais nos Estados Unidos, excluindo os empregados pelo serviço militar e pelos Correios, sendo que 17% deles vivem na área metropolitana de DC, de acordo com dados do governo.
CNN Brasil