• Home
  • Geral
  • Política
    • PT
  • Justiça
    • STF
  • Mundo
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Artigos
    • Religião
    • Cidades
  • Direita
  • Entrevistas
A Trombeta News
  • Home
  • Geral
  • Política
    • PT
  • Justiça
    • STF
  • Mundo
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Artigos
    • Religião
    • Cidades
  • Direita
  • Entrevistas
No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Política
    • PT
  • Justiça
    • STF
  • Mundo
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Artigos
    • Religião
    • Cidades
  • Direita
  • Entrevistas
No Result
View All Result
A Trombeta News
No Result
View All Result

Regulação das redes sociais movimenta Congresso

by Redação: A Trombeta News
20 de abril de 2025
in Política
0
Senadora Damares Alves encaminhou um ofício solicitando ao TikTok e ao Kwai que fossem tomadas providências que assegurem a integridade física e psicológica das crianças e adolescentes -  (crédito: Agência Senado)

Senadora Damares Alves encaminhou um ofício solicitando ao TikTok e ao Kwai que fossem tomadas providências que assegurem a integridade física e psicológica das crianças e adolescentes - (crédito: Agência Senado)

0
SHARES
0
VIEWS
WhatsAppFacebookTwitter

Por Wal Lima – A morte da menina Sarah Raíssa de Castro, no último dia 13, reacendeu a discussão sobre a regulação das redes sociais no Congresso. Moradora de Ceilândia, a criança de oito anos não resistiu à intoxicação por ter inalado desodorante, em provável competição estimulada por vídeo divulgado nas redes sociais.

Por considerar a regulação das redes uma pauta de governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne, quinta-feira, com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e as lideranças na Casa. Lula não se pronunciou publicamente sobre o caso, mas a primeira-dama Janja cobrou nas redes sociais a urgência de se discutir no Congresso alguma restrição às plataformas.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, encaminhou, quinta-feira, um ofício solicitando ao TikTok e ao Kwai que fossem tomadas providências que assegurem a integridade física e psicológica das crianças e adolescentes.

“Se existem mecanismos de segurança, eles falharam a ponto de uma criança de oito anos ter conseguido acessar e morrer após participar do desafio. Quem postou o desafio deve ser penalizado, mas as empresas também precisam ser mais responsáveis. Fui assessora jurídica na CPI dos maus-tratos contra crianças e adolescentes, quando me deparei com aplicativos de mensagens e redes sociais sendo usadas para automutilação, provocação de suicídio, bullying com as crianças e adolescentes”, disse ao Correio.

Isso não quer dizer, porém, que a senadora defenda alguma espécie de regulação das redes sociais. Para Damares, há mecanismos de proteção aos jovens nas redes que, segundo ela, não ferem a liberdade de expressão.

Contrário a qualquer proposta de regulação das redes, o deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) reconhece a importância de proteger crianças no ambiente digital. Mas considera que as próprias plataformas oferecem ferramentas de controle parental. Para ele, a responsabilidade deve ser compartilhada com as famílias.

“As redes sociais precisam, sim, se adequar para garantir a segurança de crianças e adolescentes. Mas isso deve ser feito com base em critérios objetivos, técnicos e respeitando a liberdade individual. Não dá para usar a pauta da proteção infantil como desculpa para empurrar censura por baixo do pano. O foco tem que ser responsabilizar os usuários que cometem abusos, e garantir ferramentas que deem poder aos pais para controlar o que seus filhos acessam”, frisou.

A senadora Leila do Vôlei (PDT-DF) apresentou o projeto de Lei 1.698/25, que busca tornar crime a indução, instigação ou auxílio à participação de crianças e adolescentes em desafios virtuais que coloquem em risco a saúde ou a segurança dos envolvidos. A proposta prevê penas que podem chegar a 12 anos de prisão, além de multa. Leila defende que é urgente estabelecer limites e responsabilizar quem promove esse tipo de conteúdo.

“Não podemos normalizar que a internet seja um ambiente onde tudo é permitido. A morte de Sarah, assim como a de tantas outras crianças e adolescentes, não pode ser em vão. É preciso responsabilizar quem cria, divulga ou instiga esse tipo de conteúdo perigoso”, cobrou.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

O Projeto de Lei 2.630/20, das Fake News, de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE), foi aprovado no Senado quase cinco anos atrás, mas está parado desde abril de 2023 na Câmara. O relator, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), apresentou o parecer em abril de 2023, mesmo mês em que o plenário da Casa aprovou a urgência para a tramitação do PL. Entretanto, ele pediu a retirada de pauta porque não havia a segurança de que a matéria seria aprovada — a oposição se mobilizou para derrubá-lo e encaminhá-lo ao arquivamento, o que impediria ser reapresentado. Desde lá, o projeto está com a tramitação suspensa.

Correio Braziliense

Previous Post

Após 5 dias de viagem, Pupy, elefante que vivia na Argentina, chega ao Brasil

Next Post

Especial 40 anos de democracia: das dores em 1984 à primeira cirurgia

Posts Relacionados

Uber anunciou fim definitivo de suas operações em país!
Política

Uber anunciou fim definitivo de suas operações em país!

24 de abril de 2025
Política

Papa Francisco pregava paz, harmonia e fraternidade, diz Temer

23 de abril de 2025
A publicação homenageia personalidades marcantes como Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer, Athos Bulcão, Darcy Ribeiro e Zanine Caldas, além de incluir textos de Clarice Lispector, José Sarney, Lilia Schwarcz e do Gilmar Mendes -  (crédito: FGV/Reprodução)
Política

Livro mostra a Brasília da resistência democrática

23 de abril de 2025
Hugo Motta e Davi Alcolumbre aceitaram convite de Lula para integrar a comitiva -  (crédito:  Fotográfo/Agência Brasil)
Política

Três Poderes marcarão presença no funeral do papa Francisco

23 de abril de 2025
Lula pode considerar desrespeitoso o comportamento de Pedro Lucas, mas o fato é que a legenda tem um pré-candidato à Presidência: o governador Ronaldo Caiado, de Goiás -  (crédito: Caio Gomez)
Política

Análise: líder do União Brasil desiste de ser ministro e fragiliza governo Lula

23 de abril de 2025
Valdemar Costa Neto faz visita a Bolsonaro internado na UTI
Política

Valdemar Costa Neto faz visita a Bolsonaro internado na UTI

22 de abril de 2025
Next Post
Para aqueles que conviveram com Tancredo, ele colocou o compromisso com o país acima da própria vida -  (crédito: Gilberto Alves/CB/D.A Press)

Especial 40 anos de democracia: das dores em 1984 à primeira cirurgia

  • Anuncie
  • Home
  • Home 1
  • Home 2
  • Home 3
  • Home 4
  • Home 5
  • Home 6

No Result
View All Result
  • Anuncie
  • Home
  • Home 1
  • Home 2
  • Home 3
  • Home 4
  • Home 5
  • Home 6