Governadores brasileiros de diferentes partidos políticos manifestaram pesar pela morte do papa Francisco nesta segunda-feira (21). Em postagens nas redes sociais, eles lamentaram publicamente o falecimento do pontífice.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) expressou seu lamento em postagem no X, mencionando que Francisco deixou um “legado de bondade”.
– Nos despedimos hoje com muita gratidão do papa que deixa esse mundo com a missão cumprida e um legado de bondade. Papa Francisco nos ensinou que a fé caminha junto com simplicidade e a esperança. Descanse em paz! – escreveu Tarcísio, em sua conta na rede social.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG), também manifestou pesar através de uma postagem no X.
– Sua humildade e coragem inspiraram o mundo. Minas Gerais agradece e presta sua homenagem a esse grande homem que fez da fé um caminho de esperança e amor – escreveu.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB-RS), exaltou, via redes sociais, a simplicidade, a escuta atenta e a capacidade de acolhimento do papa Francisco.
– Há pessoas que entram para a história não por aquilo que dizem, mas pelo silêncio que rompem. O papa Francisco foi assim: sua voz quebrou silêncios profundos. Silêncios diante da injustiça, silêncios diante do sofrimento humano, silêncios diante da intolerância e da exclusão – postou Leite, no X.
– Francisco deixa um legado único: mostrou que a força está na humildade, que o verdadeiro poder está no serviço, e que nenhuma transformação é possível sem diálogo, acolhimento e respeito profundo à dignidade humana – completou.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT-BA), se referiu a Francisco como “uma das maiores referências de fé, humanidade e coragem do nosso tempo”.
– Papa Francisco foi a voz dos pobres, dos esquecidos, dos que mais precisavam de justiça e dignidade – postou Jerônimo no X.
– Que a gente siga honrando sua memória com atitudes concretas, construindo uma sociedade mais justa, humana e solidária. Descanse em paz, santo padre – finalizou.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ), expressou que Francisco aproximou a Igreja Católica de todos os povos.
– O mundo está, hoje, com o coração apertado pela partida do papa Francisco. O vazio deixado por ele parece insubstituível – declarou Castro, em nota de pesar distribuída à imprensa.
– Seu exemplo nos inspira a construir um mundo mais fraterno e solidário – completou.
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB-ES), informou via redes sociais ter decretado luto oficial de três dias no estado em memória ao Papa Francisco.
– Recebo com muita tristeza a notícia da partida do santo padre, papa Francisco. Ele nos deixa um legado de simplicidade, compaixão e coragem, uma Igreja próxima dos mais vulneráveis e firmemente posicionada diante dos grandes desafios da política mundial – escreveu Casagrande, no X.
– Sua voz firme em defesa dos mais vulneráveis, sua fé aliada à coragem e sua simplicidade tocaram o mundo. Um exemplo que seguirá nos guiando – disse.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT-RN), manifestou em uma rede social que a “luta incansável” de Francisco por paz, justiça social e dignidade humana “tocou o coração de milhões”.
– Papa Francisco foi mais do que um líder da Igreja; foi um farol de esperança e compaixão, sempre ao lado dos mais humildes e necessitados – postou Bezerra, em sua conta no X.
*AE
pleno.news