• Home
  • Geral
  • Política
    • PT
  • Justiça
    • STF
  • Mundo
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Artigos
    • Religião
    • Cidades
  • Direita
  • Entrevistas
A Trombeta News
  • Home
  • Geral
  • Política
    • PT
  • Justiça
    • STF
  • Mundo
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Artigos
    • Religião
    • Cidades
  • Direita
  • Entrevistas
No Result
View All Result
  • Home
  • Geral
  • Política
    • PT
  • Justiça
    • STF
  • Mundo
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Artigos
    • Religião
    • Cidades
  • Direita
  • Entrevistas
No Result
View All Result
A Trombeta News
No Result
View All Result

Com Boric, Lula defende manter relações com os EUA e com China

by Redação: A Trombeta News
22 de abril de 2025
in Política
0
Lula e Gabriel Boric se reuniram no Palácio do Planalto e assinaram ao menos 10 acordos de cooperação entre Brasil e Chile -  (crédito: Eduarda Esposito/CB/D.A. Press)

Lula e Gabriel Boric se reuniram no Palácio do Planalto e assinaram ao menos 10 acordos de cooperação entre Brasil e Chile - (crédito: Eduarda Esposito/CB/D.A. Press)

0
SHARES
0
VIEWS
WhatsAppFacebookTwitter

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta terça-feira (22/4) que os países da América Latina devem manter relações tanto com os Estados Unidos quanto com a China, mas voltou a criticar as medidas protecionistas adotadas pelo norte-americano Donald Trump.

A declaração ocorreu ao lado do presidente do Chile, Gabriel Boric, após reunião entre os dois chefes de Estado. Por sua vez, o chileno também criticou a “guerra comercial” imposta por Trump. 

Leia também: Lula recebe Gabriel Boric para reuniões no Palácio do Planalto

“Você não quer guerra fria, e eu não quero guerra fria. Eu não quero fazer opção entre Estados Unidos ou China. Eu quero ter relações com os Estados Unidos e quero ter relação com a China. Eu não quero ter preferência sobre um ou sobre outro”, comentou o chefe do Executivo brasileiro, dirigindo-se a Boric.

“Quem tem que ter preferência são os meus empresários que querem negociar. Os meus empresários, mas eu não. Eu quero vender e comprar”, acrescentou o petista.

Leia também: Lula prepara viagem para o funeral do papa Francisco nesta quinta

Lula recebeu Boric com honras no Palácio do Planalto. Os dois conversaram a sós, e depois fizeram uma reunião ampliada, com a participação de ministros de ambos os países. Depois, assinaram ao menos 10 acordos de cooperação.

O presidente brasileiro convidou Boric para participar da cúpula do Brics em julho, no Brasil, e disse que o chileno deveria participar da cúpula entre China-Celac, em maio. Também defendeu que Boric precisa se aproximar do país asiático.

“Vamos tentar ver se a gente consegue, com a amizade do Celso (Amorim) na China, que você tenha uma bilateral com o (presidente) Xi Jinping para você mostrar que um país não é grande pela sua extensão territorial, mas é grande pelo dinamismo da sua política, da sua cultura, do seu povo, e o Chile tem muito de grandeza”, comentou Lula.

Boric também critica guerra comercial

O presidente chileno também é crítico do tarifaço imposto por Trump. Em seu discurso, ele disse ser contra uma guerra comercial e defendeu que a região deve manter a sua autonomia frente a um cenário incerto na geopolítica. Boric afirmou ainda que Brasil e Chile são “países amigos” e vão continuar trabalhando juntos.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Ambos participaram de um almoço no Palácio do Itamaraty, e vão se encontrar novamente logo mais, quando participam de um encontro entre empresários brasileiros e chilenos na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Correio Braziliense

Previous Post

BRF anuncia investimento de US$ 160 mi em nova fábrica na Arábia Saudita

Next Post

Filipe Martins, Silvinei Vasques e mais 4: STF torna réus os acusados de integrar ‘núcleo 2’ de tentativa de golpe de Estado

Posts Relacionados

Uber anunciou fim definitivo de suas operações em país!
Política

Uber anunciou fim definitivo de suas operações em país!

24 de abril de 2025
Política

Papa Francisco pregava paz, harmonia e fraternidade, diz Temer

23 de abril de 2025
A publicação homenageia personalidades marcantes como Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer, Athos Bulcão, Darcy Ribeiro e Zanine Caldas, além de incluir textos de Clarice Lispector, José Sarney, Lilia Schwarcz e do Gilmar Mendes -  (crédito: FGV/Reprodução)
Política

Livro mostra a Brasília da resistência democrática

23 de abril de 2025
Hugo Motta e Davi Alcolumbre aceitaram convite de Lula para integrar a comitiva -  (crédito:  Fotográfo/Agência Brasil)
Política

Três Poderes marcarão presença no funeral do papa Francisco

23 de abril de 2025
Lula pode considerar desrespeitoso o comportamento de Pedro Lucas, mas o fato é que a legenda tem um pré-candidato à Presidência: o governador Ronaldo Caiado, de Goiás -  (crédito: Caio Gomez)
Política

Análise: líder do União Brasil desiste de ser ministro e fragiliza governo Lula

23 de abril de 2025
Valdemar Costa Neto faz visita a Bolsonaro internado na UTI
Política

Valdemar Costa Neto faz visita a Bolsonaro internado na UTI

22 de abril de 2025
Next Post
Silvinei Vasques determinou operações da PRF no segundo turno da eleição -  (crédito: Agência Brasil)

Filipe Martins, Silvinei Vasques e mais 4: STF torna réus os acusados de integrar 'núcleo 2' de tentativa de golpe de Estado

  • Anuncie
  • Home
  • Home 1
  • Home 2
  • Home 3
  • Home 4
  • Home 5
  • Home 6

No Result
View All Result
  • Anuncie
  • Home
  • Home 1
  • Home 2
  • Home 3
  • Home 4
  • Home 5
  • Home 6