sábado, junho 21, 2025
Google search engine
HomeGeralURGENTE!!! Quinze estados apresentam sinal de crescimento de Síndrome Respiratória Aguda Grave!...

URGENTE!!! Quinze estados apresentam sinal de crescimento de Síndrome Respiratória Aguda Grave! Idosos e crianças estão na linha de risco!

Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro estão nesse grupo. Os dados constam em um levantamento da Fiocruz, que destacou a influenza A como a principal causa de mortes em idosos.

A influenza A é a principal causa de mortalidade por Síndrome Respiratória Aguda Grave em idosos e uma das três mais determinantes para a evolução de óbitos entre as crianças. As outras enfermidades que acometem mais o público infantil são o vírus sincicial respiratório e o rinovírus. A informação consta no último boletim InfoGripe divulgado pela Fiocruz.

Segundo a Fundação, o cenário também aponta aumento nas hospitalizações por influenza A em diversas partes do país, com níveis moderados a altos de incidência em estados das regiões Centro-Sul, Norte e Nordeste. Os dados se referem ao período de 4 a 10 de maio.

Quinze estados brasileiros apresentam incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave em nível de alerta, risco ou alto risco, com sinal de crescimento na tendência de longo prazo. Entre eles, estão Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Segundo a pesquisadora do InfoGripe, Tatiana Portella, o momento é de reforço dos cuidados, principalmente nos locais com mais notificações dessas doenças.

“A gente continua observando um crescimento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave nas crianças, associado ao vírus sincicial respiratório. Contudo, em alguns estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste do país, a gente já começa a observar o sinal de desaceleração ou até mesmo reversão desse crescimento. Porém, ainda não é hora de relaxar alguns cuidados nessas regiões, já que a incidência desses casos permanece moderada à alta”, alerta.

No recorte das capitais, 14 apresentam situação mais delicada em relação à Síndrome. Belo Horizonte, em Minas Gerais; Florianópolis, em Santa Catarina; Porto Alegre, no Rio Grande do Sul; e Curitiba, no Paraná, estão nesse grupo.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments