A desaprovação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu 53,7% da população e registra o pior momento da gestão petista, conforme a nova rodada de pesquisas da AtlasIntel. A sondagem foi divulgara nesta sexta-feira (30).
A imagem negativa do presidente também aumentou e chegou a 54% dos eleitores, sete pontos percentuais a mais em relação ao levantamento anterior, de abril.
A piora na avaliação ocorre após a revelação de um amplo esquema de fraudes e desvio de recursos de aposentadorias e pensões do INSS, que provocou repercussão nacional. Com isso, a corrupção passou a ser percebida como o principal problema do país, superando a criminalidade: as menções ao tema subiram de 47% para quase 60% entre abril e maio.
No mesmo período, a aprovação do presidente caiu de 46,1% para 45,4%, enquanto a desaprovação avançou de 50,1% para 53,7%. Há pouco mais de um ano, em abril de 2023, a aprovação era maior (50,3%) que a desaprovação (43,4%), mas desde novembro a curva se inverteu. Em março, a desaprovação havia alcançado 53,6%, e a aprovação, 44,9%, o que já indicava um desgaste elevado.
A avaliação do governo também se deteriorou. A proporção de eleitores que consideram a gestão como ruim ou péssima subiu de 47,7% para 52,1%. Já os que consideram o governo ótimo ou bom somam 41,9% (ante 40,2% no mês anterior), e os que avaliam como regular caíram de 9,6% para 6%.
Os segmentos com maior índice de rejeição ao governo incluem os evangélicos, com 72% de desaprovação; pessoas com escolaridade até o ensino médio, com 63,8%; eleitores com renda familiar entre R$ 2 mil e R$ 3 mil, com 60,9%; e a faixa etária de 35 a 44 anos, com 69,8%.