sábado, junho 21, 2025
HomeGeralCidadania italiana não impede inclusão de Zambelli em lista, diz Interpol

Cidadania italiana não impede inclusão de Zambelli em lista, diz Interpol

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (4) que o nome da deputada Carla Zambelli (PL-SP) seja incluído na Difusão Vermelha da Interpol. Essa lista é de foragidos internacionais.

O envio do nome de Zambelli é feito pela Polícia Federal, que é a unidade central da Interpol no Brasil. E passa por validação do Ministério da Justiça, por meio da Diretoria de Cooperação Internacional.

Se a inclusão for aceita pela Interpol, ela passa a ser foragida em 196 países. O ministro Moraes determinou que a decisão também deve ser informada à Justiça do país onde ela está, para viabilizar o pedido de extradição.

A deputada federal anunciou nessa terça-feira (3) que saiu do Brasil. A viagem ao exterior acontece após ela ser condenada a dez anos de prisão por invasão de dispositivo eletrônico. Caso em que ela, segundo a denúncia, contratou o hacker Walter Delgatti para entrar no sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e cadastrar um mandado de prisão falso em nome do ministro Moraes.

De acordo com integrantes da Interpol ouvidos pela CNN, o caso concreto tem que ser analisado assim que houver a notificação. E inclui a análise de diversos requisitos, como se o pedido inclui perseguição política, por etnia ou religião.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -
Google search engine

Most Popular

Recent Comments