sábado, julho 19, 2025
HomeInternacionalDinamarquês é preso por suspeita de espionar alvos judeus para o Irã

Dinamarquês é preso por suspeita de espionar alvos judeus para o Irã

Um cidadão dinamarquês foi preso na Dinamarca sob suspeita de espionagem para o Irã com o objetivo de coletar informações sobre locais e pessoas judias em Berlim, disseram os promotores alemães na terça-feira (1º).

Eles disseram que o homem, que foi nomeado apenas como Ali S sob a lei de privacidade alemã, espionou três propriedades em junho em preparação para outras atividades de inteligência, incluindo possíveis ataques a alvos judeus.

Suspeita-se que ele tenha recebido suas ordens dos serviços de inteligência iranianos no início de 2025, disseram os promotores.

O Ministério das Relações Exteriores da Alemanha informou que convocou o embaixador iraniano na terça-feira (1°).

“Não toleraremos nenhuma ameaça à vida judaica na Alemanha. As alegações contra um homem na Dinamarca por supostamente atuar como agente do Irã devem ser investigadas minuciosamente”, afirmou o ministério em X.

A embaixada iraniana em Berlim rejeitou as alegações como “acusações infundadas e perigosas” que, segundo ela, pareciam ter sido criadas para desviar a atenção dos ataques israelenses ao Irã.

“Discussões anteriores com autoridades alemãs relevantes já destacaram que certos terceiros estão tentando desviar as percepções públicas dos eventos reais por meio de encenações artificiais”, disse em um comunicado.

O Ministério das Relações Exteriores de Teerã não respondeu a um pedido de comentário.

De acordo com a revista Der Spiegel, o suspeito tirou fotos de casas. Entre elas, a sede da Sociedade Alemã-Israelense e um prédio onde o presidente do Conselho Central dos Judeus na Alemanha, Josef Schuster, teria se hospedado ocasionalmente.

Depois de ser transferido da vizinha Dinamarca, o suspeito será levado perante um juiz de instrução da Corte Federal de Justiça da Alemanha, disseram os promotores.

O chanceler alemão, Friedrich Merz, disse no mês passado, durante a guerra aérea entre Irã e Israel, que a Alemanha estava preparada para a possibilidade de o Irã atacar alvos israelenses ou judeus no país, sem entrar em detalhes.

Fonte: CNN Brasil

RELATED ARTICLES
spot_img
Publicidade

MAIS POPULARES

Publicidade