A comentarista de economia da CNN, Rita Mundim, fez uma leitura divergente do boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (30), e disse que não consegue “ver no curto prazo essa expectativa de melhora” para o cenário brasileiro.
Mais cedo, a pesquisa do BC (Banco Central) apurou que os agentes financeiros reduziram a projeção para inflação em 2025. Para Mundim, a dificuldade em acreditar na melhora nasce do fato de que o governo não deve fazer a “lição de casa”.
“Lula é incapaz de admitir que o maior problema de a taxa de juros estar elevada está escrito na ata do Copom [Comitê de Política Monetária], […] que coloca o dedo na ferida e fala que o governo tem que tratar do fiscal”, apontou Mundim ao CNN Arena.
“A falta de responsabilidade fiscal é o que mantem o juro alto, é culpa de um governo gastador e que não vai atrás da responsabilidade fiscal”, pontuou.
A comentarista pondera que o Executivo precisa “mostrar de forma rápida e crível [uma maneira] de tapar esse buraco”, enquanto ela vê o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, desesperado, tentando evitar um possível shutdown.
No domingo (29), a revista britânica The Economist criticou o trabalho do governo Lula e apontou para a queda de popularidade do mandatário em casa e no exterior.
Olhando para o cenário interno, Mundim avaliou que a perda de espaço do petista com a população se deve ao cenário econômico.
Fonte: CNN Brasil