sábado, julho 19, 2025
HomeInternacionalSocialista conquista candidatura democrata para prefeito de Nova York

Socialista conquista candidatura democrata para prefeito de Nova York

Na terça-feira (1º), o Conselho Eleitoral da Cidade de Nova York confirmou a vitória de Zohran Mamdani nas primárias do Partido Democrata, abrindo caminho para que ele seja o candidato da sigla para a eleição municipal de novembro.

Os resultados da votação mostraram que Mamdani, que iniciou sua campanha como um deputado estadual pouco conhecido de Nova York, conquistou 56% dos votos no terceiro turno, no qual é necessário conseguir mais de 50% dos votos para a vitória.

Como candidato democrata, Mamdani enfrentará o atual prefeito Eric Adams nas eleições.

Adams concorre como candidato independente após ser indiciado por corrupção e, posteriormente, o Departamento de Justiça dos EUA de arquivar o caso.

Ele venceu a disputa pela prefeitura em 2021 como candidato do partido democrata.

A vitória inesperada de Mamdani, de 33 anos, um muçulmano nascido em Uganda que se descreve como um socialista democrata, causou desconforto entre integrantes do partido, preocupados com a possibilidade de suas visões políticas os tornarem um alvo fácil para ataques republicanos.

Mamdani venceu o veterano político Andrew Cuomo, que recebeu 44% dos votos na apuração final. O ex-governador poderia entrar na disputa como candidato independente, mas não declarou publicamente se fará isso.

Juntamente com Adams, Mamdani enfrentará o candidato republicano Curtis Sliwa, apresentador de rádio mais conhecido como o fundador da patrulha anticrime Guardian Angels, e o advogado Jim Walden, que concorre como independente.

O sistema de votação adotado pela cidade de Nova York em 2021 permitiu que os eleitores classificassem até cinco candidatos em ordem de preferência.

As cédulas são tabuladas no que pode ser melhor descrito como uma série de segundos turnos instantâneos, nos quais os candidatos que estão atrás são gradualmente eliminados e seus votos são redistribuídos entre os favoritos até que um deles atinja 50%.

Fonte: CNN Brasil

RELATED ARTICLES
spot_img
Publicidade

MAIS POPULARES

Publicidade