sábado, julho 19, 2025
HomeInternacionalJuiz federal bloqueia proibição de asilo de Trump na fronteira dos EUA

Juiz federal bloqueia proibição de asilo de Trump na fronteira dos EUA

Um juiz federal dos Estados Unidos bloqueou, nesta quarta-feira (2), a proibição de asilo determinada presidente Donald Trump na fronteira entre EUA e México.

Randolph Moss afirmou que Trump excedeu sua autoridade ao emitir uma declaração de emergência nacional na fronteira sul dos EUA, o que desencadeia a implementação de recursos para combater a imigração.

A decisão representa um revés para o líder americano, que reconquistou a Casa Branca prometendo uma ampla repressão à imigração. Desde que Trump assumiu o cargo, o número de migrantes detidos cruzando ilegalmente a fronteira caiu para níveis recordes.

 

A União Americana pelas Liberdades Civis contestou a proibição de asilo do presidente americano em fevereiro em nome de três grupos de defesa e direitos de migrantes que tiveram o acesso a asilo negado, argumentando que a proibição ampla violava as leis dos EUA e os tratados internacionais.

O juiz decidiu que a lei federal de imigração ou a Constituição dos EUA não forneciam a Trump a autoridade para desconsiderar leis e regulamentações existentes que regem o processo de asilo, mesmo que impedir a imigração ilegal apresentasse “enormes desafios”.

“Nada na [Lei de Imigração e Nacionalidade] ou na Constituição concede ao Presidente ou aos seus delegados a ampla autoridade declarada na Proclamação e nas diretrizes de implementação”, escreveu Moss, nomeado pelo ex-presidente Barack Obama.

Lee Gelernt, um dos principais advogados da ACLU que trabalha no processo, disse que a decisão ajudaria a garantir proteção aos migrantes que fogem do perigo.

“O presidente não pode anular leis aprovadas pelo Congresso simplesmente alegando que os requerentes de asilo são invasores”, disse Gelernt.

Fonte: CNN Brasil

RELATED ARTICLES
spot_img
Publicidade

MAIS POPULARES

Publicidade