quinta-feira, julho 17, 2025
HomeBrasil“Lula tem que ser homem e ter atitude”, diz senador Cleitinho

“Lula tem que ser homem e ter atitude”, diz senador Cleitinho

Em participação no Pleno Time desta quarta-feira (2), o senador Cleitinho (Republicanos-MG) criticou a aprovação do aumento no número de deputados pelo Senado Federal. A proposta de lei que aumenta de 513 para 531 o número de vagas para deputados federais.

– Pessoal, é um escárnio. A redistribuição poderia ser para poder diminuir. Por que é para aumentar? – iniciou.

A votação foi realizada atendendo a uma determinação do Supremo Tribunal Federal. No entanto, o STF determinou a redistribuição das 513 vagas já existentes com base no censo demográfico. Não houve determinação para o aumento no número de parlamentares.

– Faz um plebiscito, sai na rua e pergunta à população brasileira se querem que aumente o número de deputados. O pior de tudo: na votação da semana passada, alguns senadores dizendo que não vai ter aumento de despesa… Os deputados que vão entrar vão trabalhar de graça? Não vão ter salário, apartamento funcional, auxílio moradia, assessores, gasolina? Claro que vai ter aumento de gastos. Vai ter mais ainda fundo partidário, eleitoral – pontuou Cleitinho.

– A população brasileira não quer mais isso não, gente – continuou.

Cleitinho iniciou a campanha #vetalula nas redes sociais, porque agora cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a sanção ou o veto do projeto de lei.

– Não adianta o Lula caducar – não sancionar e nem vetar – e deixar voltar para o Congresso Nacional, para que o próprio presidente do Congresso, o Davi [Alcolumbre] possa fazer virar lei.

Segundo o senador, Lula precisa “ser homem e ter atitude”.

– O que ele tem que fazer de verdade mesmo, ser homem e ter atitude e vetar, pra voltar ao Congresso Nacional. E a gente vê quem é quem. Qual deputado federal e qual senador vai manter o veto do Lula ou derrubar – completou.

Ao longo dos quatro anos de mandato dos parlamentares, o aumento de vagas pode chegar a custar R$ 380 milhões para os cofres públicos.

*Você pode acompanhar o Pleno Time em podcast no Pleno.News, no Spotify, na Deezer, na Apple Podcasts e na Amazon Music.

Fonte: Pleno News

RELATED ARTICLES
spot_img
Publicidade

MAIS POPULARES

Publicidade