A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (2) trouxe apenas um ponto positivo para o Palácio do Planalto: o número de deputados dispostos a aprovar a elevação da faixa de isenção de pagamento do (Imposto de Renda).
Perguntados sobre a disponibilidade de aumentar a faixa de isenção do IR, 88% dos parlamentares disseram ser a favor e apenas 5% contrários. Os outros 7% afirmaram não saber ou preferiram não responder ao questionamento.
Dentro do governo federal, o número surpreendeu, mas positivamente. O entendimento de ministros do Planalto é que o relatório do projeto de lei enviado pelo governo que prevê isenção de pagamento do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil deverá ser aprovado.
O relatório do deputado Arthur Lira (PP-AL) deve ser apresentado na semana que vem. Já a expectativa da liderança do PT na Câmara é votar o relatório na comissão especial até o dia 15 de julho.
A proposta original enviada pelo Planalto defende que a isenção do IR não trará impacto fiscal porque, para compensar, seria aumentado o valor do imposto para quem ganha mais de 50 mil reais.
No entanto, membros da comissão têm dito que o governo arrecadaria com essa mudança e tem defendido mudanças nessa compensação.
Fonte: CNN Brasil