quinta-feira, julho 17, 2025
HomeBrasilIOF: Centrão vai ao Supremo para manter queda de decreto de Lula

IOF: Centrão vai ao Supremo para manter queda de decreto de Lula

Oito partidos, incluindo três que possuem ministros dentro do governo Lula (PT), decidiram protocolar uma Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) no Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a validade do decreto legislativo que derrubou o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que tinha sido decretado pelo Executivo.

A ação, que deve ser apresentada ainda nesta quinta-feira (3), conta com a assinatura de União Brasil, PSD, PP, Solidariedade, Podemos, Avante, PRD e PSDB. A medida vem após o governo federal ter recorrido ao STF para tentar reverter a derrota sofrida no Congresso.

Segundo as legendas, o Parlamento agiu dentro da legalidade ao derrubar medidas que elevavam impostos sem passar pelo rito legislativo adequado. A petição argumenta que a decisão do Legislativo busca assegurar o equilíbrio fiscal e respeitar a Constituição.

Entre os partidos que subscrevem a ação, três têm ministérios no atual governo. O PSD, por exemplo, comanda a Agricultura (Carlos Fávaro), Pesca e Aquicultura (André de Paula), e Minas e Energia (Alexandre Silveira). O União Brasil também está representado no governo, com Celso Sabino, no Turismo. O PP, por sua vez, ocupa o Ministério do Esporte, com André Fufuca.

Fonte: Pleno News

RELATED ARTICLES
spot_img
Publicidade

MAIS POPULARES

Publicidade