O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira (3), em conversa por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que Moscou não desistirá de seus objetivos na Ucrânia, apesar dos apelos do americano por um fim das hostilidades, informou o Kremlin.
– A Rússia não se desviará de seus objetivos – declarou o assessor presidencial de política internacional, Yuri Ushakov, em entrevista coletiva.
Ushakov acrescentou que Putin explicou a Trump que Moscou continuará seus esforços para eliminar as “causas originais” do conflito com a Ucrânia, que levaram ao confronto atual.
Trump “levantou novamente a questão de um rápido cessar-fogo”, reconheceu o assessor presidencial.
Durante a conversa, que durou quase uma hora e foi a sexta que os dois líderes tiveram neste ano, Putin informou Trump sobre o cumprimento de medidas de caráter humanitário, acertadas com a Ucrânia durante as últimas negociações em Istambul, na Turquia, e afirmou que a Rússia está disposta a continuar o diálogo com o país vizinho.
– Vladimir Putin destacou que continuamos buscando uma solução política e negociada para o conflito – afirmou, embora tenha ressaltado que não foi abordada especificamente uma terceira rodada de negociações entre Moscou e Kiev.
Além da Ucrânia, os dois presidentes abordaram em profundidade a situação em torno do programa nuclear do Irã, e a questão da Síria.
– A parte russa destacou a importância da solução de questões problemáticas e conflituosas exclusivamente por meios políticos e diplomáticos – acrescentou.
Ushakov disse que Putin e Trump não abordaram a suspensão do fornecimento de certos tipos de armas americanas à Ucrânia, anunciada nesta semana por Washington.
O assessor presidencial reconheceu que Putin e Trump não falaram desta vez sobre uma possível reunião no futuro.
*EFE
Fonte: Pleno News