Diversas tempestades que atingem a costa sudeste dos Estados Unidos podem fazer mais do que simplesmente atenuar as celebrações da Independência Americana na Flórida neste fim de semana: há uma boa chance de que possa se tornar a próxima grande tempestade da temporada de furacões.
Na tarde de quinta-feira (3), o NHC (Centro Nacional de Furacões, na sigla em inglês) estimou que há 60% de probabilidade das fortes chuvas se tornarem uma depressão tropical ou tempestades tropicais entre este sábado e domingo ou no início da próxima semana.
Se essas tempestades se transformarem em tempestades tropicais, elas receberão o próximo nome na lista da temporada do Atlântico: Chantal.
Independentemente desse sistema receber um nome, ele já está despejando fortes chuvas, encharcando o solo e aumentando o risco de inundações na Flórida.
A ameaça de inundações é especialmente preocupante porque milhões de pessoas devem aproveitar festas ao ar livre e fogos de artifício durante o fim de semana do Dia da Independência.
O Weather Prediction Center (WPC) alerta que partes da Flórida e da costa da Geórgia podem sofrer inundações repentinas. A ameaça se deslocará para a costa da Carolina entre sábado e domingo, à medida que as tempestades poderão se organizar e se aproximar da terra.
No total, as séries de tempestades podem despejar mais de 75 milímetros de chuva em partes da costa da Carolina, enquanto algumas áreas da Flórida podem receber até 150 mm até o final deste fim de semana.
Não é preciso uma tempestade tropical com nome para causar problemas, especialmente em um fim de semana de feriado, quando as estradas e praias podem ficar lotadas.
Mesmo sem um centro bem definido – um requisito para ser considerado um sistema tropical – essa área carregará umidade tropical abundante ao longo da costa sudeste, causando fortes chuvas localizadas, dias de praia cinzentos, risco de correntes perigosas e mar agitado.
Se for nomeada, Chantal seria a terceira tempestade a ganhar um nome nesta temporada, mas a primeira a representar uma ameaça significativa de inundação para os Estados Unidos devido à localização. Os dois primeiros sistemas, Andrea e Barry, eram tempestades tropicais fracas e de curta duração.
Ter uma terceira tempestade com nome nesta época do ano não seria incomum. As tempestades tendem a se formar nas águas quentes e rasas perto da costa no mês de julho e, tal como o sistema atual, surgem tipicamente em frentes estacionadas sobre o ar tropical úmido.
Fora do Sudeste, grande parte do país terá condições ideais para o fim de semana de 4 de julho, principalmente no Nordeste e no Oeste, onde se espera céu calmo e limpo a partir desta sexta-feira (4). Já as chuvas no Sudeste irão melhorar provavelmente até terça-feira (8).
Porém, há algumas exceções, como em partes das Planícies e Alto Centro-Oeste, onde podem ocorrer tempestades fortes a severas com ventos destrutivos e granizo no fim de semana.
Fonte: CNN Brasil