sábado, julho 19, 2025
HomePolíticaHugo Motta recebe oposição na segunda; anistia é possível pauta

Hugo Motta recebe oposição na segunda; anistia é possível pauta

Integrantes da oposição devem se reunir com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), na próxima segunda-feira (7).

Um dos principais assuntos, de acordo com deputados da oposição, deve ser um projeto de lei alternativo para anistiar envolvidos no 8 de Janeiro.

Os parlamentares devem ainda discutir a repercussão da crise do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), diante da audiência de conciliação marcada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

O encontro foi confirmado à CNN pelo líder do PL (Partido Liberal), Sóstenes Cavalcante (RJ). O parlamentar, porém, afirmou que desconhece a pauta.

“Não sei se é sobre anistia”, disse.

A assessoria de Hugo Motta ainda não confirmou a previsão dessa agenda.

Nesta semana, Sóstenes estimou a votação de uma proposta alternativa para a anistia antes do recesso parlamentar, em 17 de julho.

A anistia foi uma das principais bandeiras do partido de Jair Bolsonaro (PL) no primeiro semestre. A oposição entrou em rota de colisão com Hugo quando conseguiu assinaturas suficientes para pautar a urgência do projeto em plenário.

O presidente da Câmara, entretanto, não pautou o requerimento. Integrantes do PL chegaram a tentar obstruir a pauta para pressionar a votação.

Diante da pressão, Hugo chegou a iniciar o diálogo com o Palácio do Planalto e o STF em busca de uma “conciliação” para a anistia.

A proposta estudada envolve anistiar aqueles que estiveram nas manifestações, mas não participaram do planejamento dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

Fonte: CNN Brasil

RELATED ARTICLES
spot_img
Publicidade

MAIS POPULARES

Publicidade