A Rússia afirmou nesta sexta-feira (4) que acompanha de perto todas as declarações de Donald Trump, após o presidente dos Estados Unidos dizer que estava “muito decepcionado” com a última conversa que teve com Vladimir Putin sobre a guerra na Ucrânia.
Trump pontuou que, após a ligação que teve com Putin na quinta-feira (3), não acreditava que o líder russo esteja buscando interromper o conflito.
Questionado sobre os comentários, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, destacou: “É claro que estamos prestando muita atenção a todas as declarações do presidente Trump”.
Ele não abordou as críticas implícitas de Trump a Putin.
O líder dos EUA ressaltou após o telefonema na quinta-feira que não teve progresso com o chefe de Estado russo. O republicano assumiu Casa Branca em janeiro com a promessa de encerrar rapidamente o “banho de sangue” na Ucrânia — mas não obteve êxito até agora.
Peskov afirmou que Putin havia dito a Trump que a Rússia prefere atingir seus objetivos na Ucrânia por meios políticos e diplomáticos, mas, enquanto isso, continuaria o que chama de “operação militar especial”.
O presidente também pontuou na ligação que a Rússia espera a realização da terceira rodada de negociações de paz com a Ucrânia, que ainda não tem data.
Fonte: CNN Brasil