sábado, julho 19, 2025
HomePolíticaEm Fórum do Brics, Lula defende "governança multilateral" para gerir IA

Em Fórum do Brics, Lula defende “governança multilateral” para gerir IA

Em discurso no Fórum Empresarial do Brics neste sábado (5), no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu uma “governança multilateral” para lidar com os riscos e efeitos da IA (Inteligência Artificial).

“A Inteligência Artificial traz possibilidades que, há poucos anos, sequer imaginávamos. Na ausência de diretrizes claras e coletivamente acordadas, modelos gerados apenas com base na experiência de grandes empresas vão se impor”, disse Lula no evento que precede o início da Cúpula do Brics, no domingo (6).

“Os riscos e efeitos colaterais da Inteligência Artificial demandam uma governança multilateral”, concluiu o presidente.

Em outro trecho sua fala, o petista declarou que o “vácuo de liderança agrava as múltiplas crises enfrentadas por nossas sociedades”.

“O vínculo entre paz e desenvolvimento é evidente. Não haverá prosperidade em um mundo conflagrado. O fim das guerras e dos conflitos que se acumulam é uma das responsabilidades de chefes de Estado e de governo. É patente que o vácuo de liderança agrava as múltiplas crises enfrentadas por nossas sociedades”, argumentou Lula.

Desde o início de seu mandato, em janeiro de 2023, o chefe do Executivo busca inserir o Brasil como agente moderador diante de dois dos principais conflitos armados na Ucrânia e em Gaza.

A abertura do evento de hoje contou ainda com falas do presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Ricardo Alvarez Alban, do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e do primeiro-ministro da Malásia, Anwar Bin Abrahim.

(Publicado por Lucas Schroeder)

Fonte: CNN Brasil

RELATED ARTICLES
spot_img
Publicidade

MAIS POPULARES

Publicidade