quinta-feira, julho 17, 2025
HomePolíticaPT tem cenário indefinido para divulgação de novo presidente

PT tem cenário indefinido para divulgação de novo presidente

O PT (Partido dos Trabalhadores) tem um cenário indefinido sobre quando será possível oficializar o novo presidente da sigla. A expectativa é de uma vitória de Edinho Silva, que é o candidato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A eleição começou a ser feita em diretórios de todo o país neste domingo (06), com exceção de Minas Gerais, que teve a disputa para a presidência estadual judicializada.

Com isso, o chamado PED (Processo de Eleição Direta) foi suspenso no estado, o que pode ter reflexo também no cenário nacional, uma vez que os mineiros não iriam votar em nenhum cargo.

A expectativa era de que nesta segunda (07), a sigla já tivesse um cenário mais concreto se a eleição para a presidência nacional será ou não resolvida no primeiro turno. Além de Edinho Silva, disputam o cargo máximo do partido os petistas Romênio Pereiraa, Rui Falcão e Valter Pomar.

À CNN, o atual presidente, senador Humberto Costa (PT-PE) explicou que a oficialização depende de alguns fatores. “Depende do número de pessoas que vão votar neste domingo, tirando Minas Gerais. Depende da diferença entre os candidatos entre si. Se a vitória de algum deles não sofrer qualquer impacto, eventualmente, com o PED em Minas, nós vamos divulgar”.

O PT convocou uma reunião extraordinária para o dia 08/07 para tratar do assunto.

Nesse sábado (05), a deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG) conseguiu uma decisão judicial para impedir a impugnação da candidatura dela à presidência do PT de Minas Gerais.

Dandara precisou pagar uma multa de mais de R$ 130 mil com o PT. Um dos boletos, no entanto, não teve o pagamento computado, segundo Dandara por uma falha interna do banco de que não havia saldo. Com isso, a quitação não foi efetuada na data imposta pelo regulamento da eleição.

Aliados da deputada veem a impugnação como uma manobra de Gleide Andrade, atua secretária nacional de planejamento e finanças do PT para evitar a participação do grupo político de Dandara na disputa à presidência estadual. Já aliados de Gleide afirmam que Dandara não conseguiu demonstrar o erro bancário e que os procedimentos do partido foram seguidos.

Fonte: CNN Brasil

RELATED ARTICLES
spot_img
Publicidade

MAIS POPULARES

Publicidade