TRISTE FIM! Venezuela foi considerado o país mais rico da América do Sul até se instalar o socialismo, hoje é o mais pobre de todos! lamentável!

Todas as manhãs, uma fila, com dezenas de pessoas desamparadas, se forma no lado de fora do sombrio quartel general da SAIME, a agência de passaportes da Venezuela.


Como a escassez e a violência tornaram a vida no país menos tolerável, mais pessoas estão solicitando passaportes para que possam ir para outro lugar. A maioria voltará para casa. O governo ficou sem plástico para laminar os novos passaportes em setembro de 2016. “Acabam de me dizer que talvez seja preciso esperar oito meses!”, disse Martín, um candidato frustrado. Um suborno de US $ 250 encurtaria a espera.

O desespero aumenta à medida que a intransigência do regime “bolivariano” venezuelano, cujas políticas arruinaram a economia e sabotaram a democracia, recrudesce. A economia recuou 18,6% no ano passado, de acordo com uma estimativa do banco central, divulgada este mês à Agência Reuters, a inflação foi de 800%.São valores provisórios, sujeitos a revisão, que podem nunca ser publicados (o banco central deixou de relatar dados econômicos completos há mais de um ano). 
A estimativa de inflação é próxima a do FMI, que prevê que os preços ao consumidor aumentem 2.200% este ano.A Economist Intelligence Unit, uma empresa do grupo do The Economist, coloca a contração econômica do ano passado em 13,7%. Isso é pior do que o auge da crise na Grécia.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, respondeu a má notícia com chavões (ele culpa mafias estrangeiras e domésticas) e negação.
Pouco depois do vazamento das estimativas do banco central, ele demitiu seu presidente, Nelson Merentes. Maduro pode tê-lo considerado responsável pelo vazamento, ou pode tê-lo punido por uma tentativa frustrada do governo, em dezembro, de introduzir novas cédulas de moeda.
Uma nova emissão de cédulas faz sentido, uma vez que a nota de 100 bolívares, o maior valor, vale menos de três centavos no mercado negro.
Os comerciantes, às vezes, os pesam em vez de contá-los, as notas deverão ser substituídas por um novo conjunto de cédulas no valor de até 20.000 bolívares.

A razão declarada pelo governo para fazer a mudança – punir as pessoas que guardam as notas – não faz sentido. Quem guardaria a moeda mais depreciativa do mundo? Sua execução foi tragicômica.
Depois que os venezuelanos haviam ficado na fila, há dias, para trocar suas notas, antes que perdessem mais ainda seu valor nominal, as substituições não aconteceram. O caos se instalou quando os venezuelanos retornaram aos bancos para retirar notas de 100 bolívares. Sua desmonetização estava agendada para 20 de fevereiro.

A mudança do banco central não pressagia políticas melhores, Ricardo Sanguino, o novo presidente, é um ex-professor universitário marxista que passou 15 anos como um parlamentar leal ao partido socialista dominante.

Ele terá menos influência do que Ramón Lobo, o recém-nomeado czar da economia, um economista com pouca experiência de alto nível.
É improvável que lidem com as causas da penúria da Venezuela. Estas incluem controles sobre câmbio e preços de bens básicos, que levam à escassez e corrupção; gastos públicos irrestritos; expropriação da indústria privada; e, a pilhagem da PDVSA, empresa estatal de petróleo, que fornece quase todas as receitas de exportação da Venezuela.

Os cidadãos comuns da Venezuela perderam a fé no regime, se não no chavismo, o populismo pró-pobre defendido pelo falecido Hugo Chávez, que governou de 1999 a 2013. Maduro, seu sucessor, tem um índice de aprovação de 24%. Em dezembro de 2015, os venezuelanos elegeram um parlamento dominado pela oposição.

A resposta de Maduro foi a de se agarrar ao poder com mais força, a comissão eleitoral, controlada pelo regime, bloqueou um referendo para tirá-lo do cargo.
O tribunal supremo, governado por leais ao governo, bloqueou quase tudo o que a assembléia nacional tentou fazer.

No dia 15 de janeiro, Maduro pronunciou seu discurso anual sobre o estado da nação, não para a legislatura, como exige a constituição, mas para a suprema corte.

O regime diz que quer o diálogo com a oposição, mas fez pouco para capacitá-lo. As conversações mediadas pelo Vaticano e pela Unasur, um órgão regional, acabaram em dezembro, depois que a oposição acusou o governo de quebrar as promessas, inclusive para libertar os prisioneiros políticos e restaurar os poderes ao parlamento.

A recente nomeação de Maduro, de um novo vice-presidente, sugere que o regime está se afastando do diálogo e da reforma.
Substituiu Aristóbulo Istúriz, um moderado pelos padrões chavistas, por Tareck El Aissami, um linha dura.

Um dos primeiros atos de El Aissami foi anunciar a prisão de Gilber Caro, um político da oposição. O governo afirma que ele tinha um rifle de assalto e explosivos em seu carro, seu partido diz que as armas foram plantadas.

Maduro parece estar fazendo duas apostas, a primeira é a desordem entre a oposição. As divisões dentro da aliança democrática da unidade, um agrupamento de muitos partidos, estão alargando, enquanto seus esforços para derrotar o chavismo vacilam. Falta-lhe um líder capaz de atrair os venezuelanos pobres, que se sentem traídos pelas promessas vazias do regime.

A segunda esperança de Maduro é que os preços do petróleo se recuperem. Eles já passaram de US $ 21 o barril em 2016 para US $ 45.

Mas a PDVSA tem sido tão mal administrada e privada de investimentos que terá dificuldade em colher os benefícios. A produção caiu 10% no ano passado e nenhum aumento é provável em 2017.

As reservas estrangeiras da Venezuela diminuíram para menos de US $ 11 bilhões; seus ativos, fáceis de vender, são cerca de um quinto disso. Maduro promete que 2017 será o “primeiro ano da nova história da economia venezuelana”. Isso não encurtará as filas de passaporte.

Últimas Notícias