A ausência de governadores nas manifestações pró-Bolsonaro realizadas no domingo (3) em diversas capitais brasileiras gerou críticas entre apoiadores. Apenas Cláudio Castro e Jorginho Melo participaram dos atos em seus respectivos estados, Rio de Janeiro e Santa Catarina.
As manifestações, que ocorreram em mais de 20 capitais, apresentaram um tom mais intenso em comparação a eventos anteriores, com críticas diretas a Alexandre de Moraes tanto nos carros de som quanto entre os manifestantes nas ruas.
A ausência dos governadores foi duramente criticada por lideranças bolsonaristas, incluindo Silas Malafaia, que, sem citar nomes, sugeriu que o motivo seria “medo do Supremo Tribunal Federal”.
Dois fatores principais explicam o distanciamento dos governadores. O primeiro é a relutância em entrar em confronto direto com o STF, que demonstra união em torno das decisões de Moraes.
O segundo fator está relacionado ao atual momento de tensão com os Estados Unidos e questões comerciais. Há preocupação de que a participação nas manifestações pudesse ser interpretada como apoio a Donald Trump e ao aumento de tarifas, potencialmente prejudicando setores importantes em seus estados, especialmente o agronegócio.
A oposição tem encontrado na narrativa de vitimização um caminho para tentar reverter um momento desfavorável nas redes sociais, onde o governo e seus apoiadores têm conseguido maior destaque com discursos sobre soberania nacional e críticas ao aumento de tarifas.
Fonte: CNN Brasil
