Facebook e Google são alvo de enxurrada de processos de jornais nos EUA

O Facebook e o Google foram processados por mais de 200 jornais nos EUA. As empresas de comunicação argumentaram que as big techs monopolizaram o mercado de publicidade digital, tirando o espaço da velha mídia.

Trata-se de um movimento nacional em dezenas de Estados norte-americanos, noticiou o site Axios na terça-feira 7. Datado de janeiro, a primeira ação partiu de Doug Reynolds, sócio da HD Media, que reúne jornais da Virgínia.

Clayton Fitzsimmons, um dos advogados que representa os 30 grupos que controlam os jornais, afirmou que o objetivo dos processos é “reparar danos causados ​​aos jornais no passado” pelos gigantes de tecnologia.-Publicidade-

A outra finalidade seria “estabelecer um novo sistema daqui para frente, no qual os jornais não sejam apenas competitivos novamente, mas que possam prosperar”, disse o advogado, ao criticar o Facebook e o Google.

Agora, um comitê judiciário vai analisar os pedidos e decidir se é possível abrir os casos individualmente ou em conjunto. Os pedidos seguem em aberto desde que foram entregues, em outubro deste ano.

Atualmente, o Google tem um precedente já analisado anteriormente pelo Departamento de Justiça dos EUA. Na época, em outubro de 2020, as autoridades julgaram a companhia por monopólio e violação de leis antitruste.

Últimas Notícias