“Por que as mulheres mais jovens estão sendo seduzidas pela esquerda?”

As mulheres de direita são muito mais bonitas que as de esquerda' - Le  Monde Diplomatique

Uma pesquisa realizada no Canadá e na Europa Ocidental indica que mulheres jovens estão mais alinhadas com a esquerda do que homens ou mesmo mulheres mais velhas.

O “Estudo de Valores Mundiais/Estudo de Valores Europeus na Europa Ocidental e Canadá 1989-2014” reuniu dados de mais de 40 mil pessoas e mapeou tendências de posicionamento político: em quase todos os países, mulheres nascidas após 1955 têm mais chance de votar em partidos de esquerda do que os homens da mesma faixa etária.

O levantamento também mostrou que a diferença de gênero nos votos pró-esquerda se tornou maior a cada geração. Assim, a diferença entre mulheres e homens de esquerda foi ainda maior para aqueles nascidos entre 1975 e 1985 do que para os nascidos entre 1965 e 1975.

Ainda segundo o estudo, mulheres mais jovens tendem a preferir mais políticas de redistribuição de renda e um Estado mais intervencionista em comparação com os homens. Como consequência, elas votam em partidos alinhados com essas preferências.

Já uma pesquisa encomendada pela agência de notícias Axios aponta que a maioria das mulheres hoje acredita que se sairiam melhor vivendo em um país socialista. O levantamento aponta também que a maioria dos homens ainda prefere viver em uma sociedade capitalista.

“Elas estão procurando alguém, um candidato de qualquer um dos lados, que apoiará a ideia de um país socialista no qual elas querem viver”, diz a jornalista política e editora da Axios, Alexi McCammond.

Manipulação?

Partidos políticos com frequência fazem esforços específicos para atrair mulheres quando estão em campanha. Para eles, isso pode significar apoio a causas feministas, como igualdade de salários, tipificação do feminicídio e legalização do aborto.

“A esquerda considera o debate sobre o aborto uma questão de igualdade, na qual as mulheres estão sendo privadas de sua ‘liberdade reprodutiva’.

Até que tenham acesso irrestrito a abortos financiados pelo Estado, é impossível que elas tenham igualdade”, avalia Kelsey Bolar, produtora sênior do Daily Signal. “Claro que a capacidade de acabar com a vida de um feto não tem nada a ver com a igualdade feminina.

Mas a esquerda ensina o contrário às mulheres”, acrescenta Bolar, que afirma que a prevalência de mulheres na esquerda é causada por uma mentalidade vitimista. Segundo ela, a tendência é reflexo das mensagens culturais destinadas a homens e mulheres: mulheres escutam que são vítimas da sociedade, “oprimidas” pela estrutura de “patriarcado”, enquanto homens escutam que são membros “privilegiados” da sociedade, beneficiados pelo mesmo “patriarcado” estrutural.

Dependência

Outra explicação para a inclinação das mulheres à esquerda pode estar relacionada a uma maior dependência de programas sociais do governo. Uma pesquisa da Fawcett Society no Reino Unido estimou que cerca de 20% da renda das mulheres britânicas é composta por pagamentos de previdência social e créditos fiscais, comparado a 10% para homens.

Essa dependência pode colocar as mulheres em uma posição de maior oposição a medidas de austeridade, como reforma da previdência social, e a favor de benefícios sociais – pautas defendidas por partidos de esquerda.

Por outro lado, uma pesquisa do jornal britânico Guardian indica que as mulheres são mais populistas que os homens. O jornal britânico fez um levantamento a partir de um questionário sobre posicionamentos políticos. Entre as mulheres, 71% foram classificadas como populistas de esquerda, contra 54% dos homens.

Educação

Para a psicóloga Bettina Arndt, autora de “Taking sides: men, women and the shifting social agenda” (“Tomando partido: homens, mulheres e a agenda social em mutação”, em tradução livre), a explicação pode estar no aumento no número de professoras universitárias e 28/09/2019 Por que as mulheres mais jovens estão sendo seduzidas pela esquerda?

Bettina afirma que, conforme o número de mulheres na universidade cresce, também aumenta o volume de cursos e disciplinas voltados para estudos de gênero, diversidade e outros temas notavelmente preferidos pela esquerda.

“Quem está participando de cursos de estudos de gênero e outros assuntos de humanidades que pregam intolerância?

São principalmente mulheres, claro. Os corações e as mentes que estão sendo capturados em nossas universidades pertencem principalmente a mulheres jovens, que agora compreendem mais de 60% dos graduados”, diz. O resultado são sucessivas gerações de graduadas de esquerda.

A educação universitária de esquerda é um dos muitos fatores que levam a uma mudança dramática nos padrões de votação em muitos países ocidentais — uma tendência que representa um verdadeiro problema para partidos conservadores”, acrescenta.

Contraponto

Por outro lado, o apelo da esquerda para atrair mulheres pode estar afastando uma parcela delas desta ideologia. Nas últimas eleições, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) teve 52% dos votos das mulheres.

Para analistas, o resultado é consequência do desgaste do movimento #EleNão, que teve passeatas em todo o país contra a eleição de Bolsonaro.

Levantamento realizado pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação da Universidade de São Paulo (USP), durante uma manifestação contra Bolsonaro realizada na capital paulista, mostra um perfil muito bem definido dos manifestantes do “#EleNão”.

A maioria é de esquerda, branca e de alta renda. Pesou contra essas manifestações a percepção de que estariam ligadas à esquerda e aos candidatos de polo oposto ao de Bolsonaro, o que pode até ajudar na decisão de grupos antiesquerda e anti-PT a fecharem com Bolsonaro.

“São pessoas que estão descontentes com o politicamente correto. Não são pessoas que gostam ou desgostam do Bolsonaro por causa de sua posição sobre a mulher. Para esse grupo, a política sobre a mulher não é o mais importante. O que importa é o combate à corrupção, violência”, avaliou Márcio Coimbra, estrategista político no Senado Federal, na época das manifestações

Gazeta do Povo

Últimas Notícias