Cidades

Polícia Federal caça ex-governador da Paraíba e mais 16 por roubo de dinheiro da Saúde

PF prende ex-governador da Paraíba e mais 16 por roubo de verbas para a Saúde

A Polícia Federal (PF) busca o ex-governador da Paraíba Ricardo Coutinho (PSB) para prendê-lo e mais 16 políticos, nesta terça-feira (17), na Operação Calvário – Juízo Final. Ele se encontra no exterior e, por isso, a PF pediu a inclusão do seu nome na difusão vermelha da Interpol. Mas ele prometeu voltar e se entregar.

Coutinho é acusado de liderar uma organização criminosa acusada de roubar recursos públicos para saúde na Paraíba. Ele é ligado ao ex-presidente Lula, a quem considerava “preso político”, apesar das condenações na Justiça por corrupção e lavagem de dinheiro.

Os investigados fraudavam procedimentos licitatórios, concurso público, superfaturamento em equipamentos, serviços e medicamentos, com objetivo inclusive d financiar suas campanhas eleitorais.

As investigações estimam roubo de um total de R$ 134,2 milhões, dos quais mais de R$ 120 milhões bancaram as campanhas eleitorais de 2010, 2014 e 2018.

“De acordo com as investigações, organizações sociais, dentre outras, organizaram uma rede de prestadores de serviços terceirizados e de fornecedores, com a celebração de contratos com sobrepreço na gestão dos hospitais de Trauma de Mamanguape e o Metropolitano, no município de Santa Rita em Santa Rita”.

Fechado para comentários.