É SÓ GASTAR O DINHEIRO COM A PANDEMIA UAI: Governadores do Nordeste culpam Bolsonaro por investigações do Covidão

Nesta sexta-feira (12), o Consórcio Nordeste publicou uma carta, que conta com a assinatura de todos os nove governadores do Nordeste, em que eles criticam e culpam o Governo Federal, na figura do Presidente Jair Bolsonaro, pelas investigações que vem sendo realizadas contra gestores por irregularidades nos gastos de recursos do combate ao Covid-19.

A carta critica a espetacularização das operações e o desrespeito aos trâmites legais e princípio da ampla defesa nas operações nas casas de governadores e gestores. Porém, é importante recordar que as irregularidades nos gastos estão sendo investigadas em diversos estados e municípios, tanto do Nordeste como do resto do Brasil.

Os governadores pretendem associar essas operações a alguma perseguição por parte do presidente Jair Bolsonaro, mas esquecem que todas elas tiveram a autorização da Justiça Federal ou das justiças estaduais, o acompanhamento do Ministério Público Federal ou Estadual e as provas foram coletadas por instituições ilibadas como a Polícia Federal e Civil.

Portanto, a crítica ao presidente é uma estratégia de politização para tentar deslegitimar diversos processos e investigações em todo o Brasil, que estão combatendo a corrupção com recursos que deveriam ser empregados para acabar com a pandemia.

Vejam a carta assinada pelos Governadores do Nordeste:

que pode complicar ainda mais o imprescindível combateà pandemia. O segundo, a condenação antecipada de gestores, punidos com espetáculos na porta desuas casas e das sedes dos governos.

  Destacamos que todas as investigações devem ser feitas, porém com respeito à legalidade e ao bomsenso. Por exemplo, como ignorar que a chamada “lei da oferta e da procura” levou a elevação depreços no MUNDO INTEIRO quanto a insumos de saúde?Ressalte-se que, durante a pandemia, houve dispensa de licitação em processos de urgência, porquea lei autoriza e não havia tempo a perder, diante do risco de morte de milhares de pessoas. A LeiFederal 13.979/2020 autoriza os procedimentos adotados pelos Estados.Estamos inteiramente à disposição para fornecer TODOS os processos administrativos para análisede qualquer órgão isento, no âmbito do Poder Judiciário e dos Tribunais de Contas. Mas repudiamosabusos e instrumentalização política de investigações. Isso somente servirá para atrapalhar ocombate ao coronavírus e para produzir danos irreparáveis aos gestores e à sociedade.Deixamos claro que DEFENDEMOS INVESTIGAÇÕES sempre que necessárias, mas de forma isenta eresponsável. E, onde houver qualquer tipo de irregularidade, comprovada através de processo justo,queremos que os envolvidos sejam exemplarmente punidos.Assinam esta carta:Rui CostaGovernador da BahiaRenan FilhoGovernador de AlagoasCamilo SantanaGovernador do CearáFlávio DinoGovernador do MaranhãoJoão AzevedoGovernador da Paraíba Paulo CâmaraGovernador de Pernambuco Wellington DiasGovernador do Piauí  Fátima BezerraGovernadora do Rio Grande do Norte Belivaldo ChagasGovernador de Sergip

Últimas Notícias