Governada pelo PT, educação da Bahia segue em decadência: está abaixo da média brasileira em conteúdos da educação básica. Lamentável!

Ensino médio da Bahia fica em último lugar em avaliação do MEC | Bahia | G1

A Bahia está abaixo da média nacional em todas as quatro médias examinadas pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019, divulgado nesta quarta-feira (4), em webinário. Os dados são referentes a dados amostrais apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Foram realizados testes em alunos do 2º e 9º anos do ensino fundamental, em sua maioria de escolas públicas. Houve também a aplicação de testes numa amostra de colégios particulares. Foram testados conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática (2º ano) e Ciências Humanas e Ciências da Natureza (9º ano).

2º ANO DO FUNDAMENTAL
De acordo com o Saeb, a Bahia obteve proficiência média de 737,79 pontos em Língua Portuguesa, abaixo da média Brasil, que é de 750. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a média do estado encontra-se no nível 4 do ranking, que vai até o número 8 – a média brasileira é nível 5. Isto significa que, em média, os estudantes desta etapa do Fundamental não são capazes, provavelmente, “de localizar informação explícita em textos curtos (quatro a seis linhas), como bilhete, crônica e fragmento de conto infantil”, conforme os parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) para determinar as pontuações. Os alunos também, em maioria, não conseguem “escrever, de forma ortográfica, palavras trissílabas com sílabas canônicas, com correspondências regulares contextuais entre letras e fonemas, a partir de ditado”.

Últimas Notícias