COM APENAS 31% DOS ELEITORES NAS URNAS, PARTIDO DE MADURO VENCE ELEIÇÃO LEGISLATIVA NA VENEZUELA

Da Redação

Apenas 31% dos eleitores venezuelanos foram às urnas ontem para escolher os representantes da Assembleia Nacional. Além da alta abstenção, houve um boicote da oposição ao presidente Nicolás Maduro, que saiu vencedor do pleito, já que seu partido venceu a eleição legislativa.

Assim, o chavismo volta a comandar a Assembleia Nacional da Venezuela, que, atualmente, é liderada por Juan Guaidó e, até então, era o único poder não comandado por aliados de Maduro.

A presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Indira Alfonzo, indicou que a aliança do Grande Pólo Patriótico (CPP), que apoia o presidente do país, obteve 67,7% dos votos apurados em um primeiro boletim, enquanto os opositores que se dispuseram a participar ficaram com 18%.

Além das 167 cadeiras já existentes, foram criadas mais 110 vagas pelo CNE, elevando a 277 o número de deputados que serão eleitos, com posse prevista para o dia 5 janeiro de 2021.

Um dos motivos do boicote da oposição às eleições foi relativo à escolha dos membros do CNE, pois os nomes não passaram pelo Congresso e, assim, foram escolhidas pessoas ligadas ao regime chavista. A oposição denuncia que houve fraude no pleito.

O regime de Maduro também vetou a presença de parte dos observadores internacionais independentes.

Últimas Notícias