Esquerda já criticou o STF e pediu o fechamento da Corte: Este supremo só existe pra proteger os amigos esquerdalhas e bandidos, não presta pra mais nada.

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) ocupou os holofotes nesta semana devido às críticas que fez aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Em consequência, foi preso a mando do ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das supostas fake news. No passado, parlamentares, um ex-presidente e ex-congressistas de oposição “imitaram” Silveira, e alguns até defenderam o fechamento da Corte. No entanto, não foram punidos por isso. Relembre as principais falas:

Lula

lula - lavagem de dinheiro - lava jato - réu
Foto: Ricardo Stuckert/Instagram/Lula

“Nós temos uma Suprema Corte totalmente acovardada, temos um STJ totalmente acovardado. Um parlamento totalmente acovardado. Somente nos últimos tempos que o PT e o PCdoB começaram a brigar. Temos um presidente da Câmara e do Senado fudi***. Não sei quantos parlamentares ameaçados”. (Lula, em conversa por telefone com a então presidente Dilma Rousseff, em 2016)

Wadih Damous

Foto: Divulgação/Site do PT

“Nós temos que redesenhar o Poder Judiciário e o papel do STF. Tem que fechar o STF. Temos que criar uma Corte Constitucional com seus membros detentores de mandato. Evitar que gente como Roberto Barroso tenha o poder de ditar os números do processo eleitoral, da escolha popular e da democracia brasileira”. (Wadih Damous, ex-deputado petista, em vídeo publicado em 2018)

Zé Dirceu
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

“O problema é que o STF, não sei nem o porquê desse nome. Tinha que tirar todos os poderes de Supremo, deixar só Corte Constitucional. Depois que Judiciário não é poder da República. Só existem dois poderes eleitos que tem soberania popular: Legislativo e Executivo. O Judiciário é um órgão”. (Zé Dirceu, ex-ministro petista, em entrevista publicada no site 180 graus)

Roberto Requião
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A prisão de Lula é um biombo para esconder a entrega do petróleo, do sistema elétrico, dos direitos dos trabalhadores, da aposentadoria, da Embraer, da Eletrobras. É o fim do estado social no Brasil. Ou Supremo manda soltar o Lula, ou o Supremo não existe mais. Com o fim do Supremo, acaba também o Congresso Nacional”. (Roberto Requião, ex-senador do MDB, em pronunciamento no Senado em 2018)

revista oeste

Últimas Notícias