Presidente Jair Bolsonaro inaugura usina de energia fotovoltaica em Goiás: Em 20 anos, usina evitará que cerca de 12.053 toneladas de CO2 sejam emitidas na atmosfera

Presidente Jair Bolsonaro inaugura usina de energia fotovoltaica em Goiás

OPresidente da República, Jair Bolsonaro, inaugurou neste sábado (29) um importante parque solar de geração do Centro-Oeste brasileiro. O empreendimento, localizado no estado de Goiás, pertence ao Grupo diRoma e é formado por 26 projetos de geração distribuída localizados no município de Caldas Novas (GO) e soma uma potência instalada de 5,6 MWp, capaz de atende o equivalente a 4.265 famílias.

“E quando eu olho aqui para a direita e vejo uma mini fazenda ou uma chácara urbana de placas fotovoltaicas eu me emociono. Também pelo empreendedorismo e é difícil empreender neste País, estamos ajudando a legislação com o apoio de vossa senhoria, prezada deputada, prezados deputados aqui da bancada de Goiás o trabalho é de vocês também para nós fazermos um Brasil mais leve com menos burocracia, menos regras de modo que isso se torne possível e já trabalhamos muito nesse sentido”declarou o Presidente na cerimônia de inauguração.

Com recursos originados da natureza – a radiação solar -, a utilização da fonte solar para geração de energia elétrica é uma forte aliada à preservação do meio ambiente. Em 20 anos, a usina inaugurada hoje evitará que cerca de 12.053 toneladas de CO2 sejam emitidas na atmosfera. Isso equivale à plantação de 956 mil árvores.

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), atualmente existem 3.900 usinas solares, de geração centralizada, em operação em todo o País. Já na Geração Distribuída, o Brasil possui mais de 280 mil usinas, com cerca 3.600 MW de potência instalada. Desse montante, 198 MW referem-se a 12.252 usinas localizadas no estado de Goiás, das quais 43% (5.290) foram conectadas na rede de janeiro a meados de agosto deste ano.

O estímulo à geração de energia elétrica limpa e renovável é uma das bandeiras do Ministério de Minas e Energia (MME), que neste ano conquistou a isenção de impostos de importação para equipamentos de energia solar e a criação de “debentures verdes”. De acordo com o Plano Decenal de Energia Elétrica 2029 (PDE 2029), pelas regras atuais, a capacidade instalada da fonte solar em empreendimentos centralizados passará de 2,1 GW para 10,6 GW em 10 anos e a geração distribuída alcançará a marca de 11 GW.

A visão estratégica do MME é investir na diversificação da matriz, aumentando a inserção de fontes renováveis com maior racionalidade econômica. Atualmente, as fontes limpas (hidrelétrica, eólica, biomassa e solar) representam cerca de 83% da capacidade instalada de geração de energia elétrica brasileira, colocando a matriz elétrica do Brasil entre as mais limpas do mundo.

https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/noticias/2020/08/presidente-jair-bolsonaro-inaugura-usina-de-energia-fotovoltaica-em-goias

Últimas Notícias