Inteligência dos EUA alertou Biden sobre colapso do Afeganistão

Inteligência dos EUA alertou Biden sobre colapso do Afeganistão - Renova  Mídia

As agências de espionagem dos Estados Unidos advertiram o presidente Joe Biden sobre o rápido colapso dos militares do Afeganistão em caso de uma ofensiva do Talibã.

Em julho, segundo o jornal Folha, muitos relatórios de inteligência questionaram se as forças de segurança afegãs apresentariam uma resistência séria e se o governo poderia manter a capital, Cabul

Órgãos de inteligência dos EUA previram que se o Talibã tomasse cidades, um colapso em cascata poderia acontecer rapidamente e as forças de segurança afegãs corriam alto risco de se desintegrarem. 

E foi exatamente isso que aconteceu.

Enquanto isso, Biden e seus assessores diziam em público que era improvável que isso acontecesse com tanta rapidez e que não haveria evacuação caótica de americanos, como no fim da guerra do Vietnã.

As advertências levantam questões sobre a razão de os membros do governo Biden e os planejadores militares no Afeganistão parecerem despreparados para lidar com o avanço final do Talibã sobre a capital do país.

Como noticiou o portal RenovaMídia, atritos internos estão cada vez mais fortes na administração Biden em meio ao colapso do governo afegão.

Últimas Notícias