Talibã declara Emirado Islâmico do Afeganistão; países aceleram retirada de cidadãos

Nome é o mesmo adotado no país quando o grupo extremista assumiu o poder pela primeira vez, em 1996. EUA acusam Talibã de impedirem civis afegãos de chegar a aeroporto; voos já começam a chegar na Europa com primeiros cidadãos a conseguirem deixar o país.

O Talibã declarou nesta quinta-feira (19) que o Afeganistão passou a ser o Emirado Islâmico do Afeganistão, mesmo nome adotado no país quando o grupo extremista assumiu o poder pela primeira vez, em 1996.

A declaração foi anunciada em um post do porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, o mesmo que na terça-feira concedeu uma entrevista coletiva, na qual afirmou que grupo teria atitudes mais moderadas desta vez.

Imagem



Zabihullah (..ذبـــــیح الله م )

@Zabehulah_M33


له انګریزي ښکیلاک نه د هیواد د خپلواکي د یوسل او دویمې کلیزې په مناسبت د افغانستان إسلامي امارت اعلامیه https://alemarahpashto.com/?p=23540

Nesta quinta, porém, Waheedullah Hashimi, um dos principais comandantes do Talibã, afirmou que as leis no país devem ser semelhantes às que existiam da outra vez que o grupo extremista esteve no poder. Ele afirmou que não há possibilidade de o país adotar a democracia como sistema para escolher os líderes. O Afeganistão provavelmente será governado por um conselho que vai observar a sharia, a lei islâmica.

“Não haverá nada como um sistema democrático porque isso não tem nenhuma base no nosso país, nós não vamos discutir qual será o tipo de sistema político que vamos aplicar no Afeganistão porque isso é claro: a lei é sharia, e é isso”, afirmou Hashimi.

.

Combatentes do Talibã patrulham as ruas em Cabul, capital do Afeganistão, em 19 de agosto — Foto: Rahmat Gul/AP
Combatentes do Talibã patrulham as ruas em Cabul, capital do Afeganistão, em 19 de agosto — Foto: Rahmat Gul/AP

Também nesta quinta-feira, Dia da Independência do Afeganistão, o grupo reagiu com violência aos primeiros sinais de resistência à sua tomada de poder.

agora rn

Últimas Notícias