Países europeus aboliram o uso obrigatório de máscaras? Tuíte viralizou, contestando a “demora” em suspender o uso de máscaras no Brasil, na comparação com países europeus

Um tuíte viralizou, contestando a demora para suspender o uso obrigatório de máscaras no Brasil. A publicação traz a afirmação de que muitos países europeus, com índices mais baixos de pessoas vacinadas que o do Brasil, já teriam abandonado as máscaras. A publicação foi feita no íncio desse mês e já recebeu pelo menos 10,2 mil curtidas e mais de 6.700 replicações. 

De acordo com a Our World in Data, que coleta e organiza dados do mundo inteiro, o Brasil tem 38,45% da população inteiramente imunizada. A porcentagem de indivíduos parcialmente vacinados é de 30,33%. No total, cerca de 69% da população brasileira tomou, no mínimo, uma dose do imunizante. Todos os dados do site usados nesse texto se referem ao dia 22 de setembro.

Então, se for considerada a população completamente imunizada, são poucos os países europeus com índices menores que os 38,45% do Brasil: Montenegro(32,87%), Rússia(28,29%), Romênia(27,58%), Geórgia(18,61%), Bielorússia(15,41%) e Ucrânia(12,19%). Entre estes, apenas na Geórgia o uso da máscara não é obrigatório. O governo apenas recomenda o uso, como forma de evitar a disseminação do coronavírus.

Se for considerado o índice da população que tomou pelo menos uma dose da vacina contra covid, o número de países europeus com números abaixo dos 69% do Brasil cresce bastante. A Alemanha, um dos países mais ricos do mundo, tem índice de 67%, a Grécia tem 62% e a Rússia apenas 32%. 

Entre estes, os únicos países europeus que não exigem o uso de máscaras em nenhuma situação são a Suécia e a Finlândia. A Suécia, que tem 70% da população com pelo menos uma dose da vacina, não tem política pública sobre o tema. A Finlândia, onde este índice é de 74%, apenas recomenda o uso da máscara.https://imasdk.googleapis.com/js/core/bridge3.481.0_en.html#goog_2093996471

Os demais países europeus exigem máscaras em espaços públicos. Alguns de forma mais rígida,  até com previsão de multas. Outros, apenas em casos em que outras pessoas estejam presentes e/ou não seja possível manter o distanciamento social.

A informação do tuíte viralizado, portanto, é enganosa. De início, porque não há “muitos países europeus” com menos pessoas vacinadas que no Brasil. Depois, independentemente do índice que se use para fazer a comparação com a vacinação entre os brasileiros, apenas três países da Europa não tem legislação que obrigue o uso de máscaras.

A imensa maioria dos países europeus não aboliu o uso obrigatório de máscaras. Em alguns deles, as exigências apenas foram flexibilizadas. 

R7

Últimas Notícias