Variante Mu do coronavírus foi detectada no Amazonas?

Mensagem com informação viraliza nas redes sociais e a variante já foi encontrada também em outros pontos do país

Em grupos de aplicativos de mensagens, circula uma informação de que a variante Mu, da Covid-19, foi diagnosticada no Amazonas. A postagem recebeu pelo menos 5.500 visualizações. As mensagens vêm com atalho para publicação do portal Amazonas Notícias.

No dia 10 de setembro, o governo do Amazonas divulgou um comunicado oficial sobre  o assunto. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas(FVS) detectou a variante Mu em dois casos de Covid-19 na cidade de Tabatinga, a mais de mil quilômetros de Manaus. A identificação da variante foi feita por sequenciamento genético.

As duas pessoas com a variante Mu do coronavírus no Amazonas são da mesma família. Uma mulher de 73 anos e o neto dela, de 10. A contaminação foi por contágio direto. A família é de Tabatinga, que fica na fronteira do Brasil com Peru e Colômbia. E a família tem parentes na cidade colombiana de Letícia.

Segundo a FVS, está sendo feito o rastreamento de contatos para a identificação de possíveis novos casos. Nenhum dos dois contaminados teve sintomas graves da doença ou precisou ser internado.

O interesse pela informação sobre os casos da variante Mu no Amazonas pode ser justificado pelo medo de que uma nova variante eleve novamente os números de casos e mortes por Covid no Brasil. No entanto, apesar de já ter sido detectada em Minas Gerais e Rio de Janeiro, entre outros pontos do país, a variante Mu ainda tem pouca prevalência no Brasil e no mundo.

R7

Últimas Notícias