Covid-19: Com a população quase toda vacinada e com máscara 24 horas na cara… Ditadura Chinesa pede que população estoque comida

A ditadura da China pediu aos cidadãos que estoquem suprimentos de necessidades diárias e que as autoridades tomem medidas para garantir o abastecimento adequado de alimentos, à medida que o país adota normas cada vez mais rígidas para conter um surto de covid-19.

O apelo ocorre apesar dos números oficiais de infectados, que são controlados por Pequim, estarem baixos. Na segunda-feira 1º, por exemplo, o país asiático comunicou 92 novos casos, o que, mesmo muito menor que outros países, representa o maior patamar desde meados de setembro, registra reportagem do portal alemão Deutsche Welle.

Um aviso publicado no site do Ministério do Comércio na noite desta segunda-feira pediu que as famílias armazenem “uma certa quantidade de produtos de necessidade diária conforme preciso para atender a vida cotidiana e emergências”.

O órgão governamental não faz menção a uma possível escassez de alimentos ou se as instruções são motivadas por temores de que as medidas contra a covid-19 possam interromper as cadeias de abastecimento ou levar cidadãos em lockdown a enfrentar falta de alimentos.

Além do surto de covid-19, o pedido do governo chinês também ocorre em meio a um aumento no preço dos vegetais causado por fortes chuvas no país. A medida ainda gerou temores nas redes sociais locais de que poderia ter sido desencadeada pelas tensões elevadas com Taiwan.

Corrida por alimentos

Em postagens, usuários também relataram que, após o anúncio do governo, chineses correram para estocar arroz, óleo de cozinha e sal. “Assim que a notícia saiu, todos os idosos perto de mim enlouqueceram comprando no supermercado”, escreveu um perfil na rede social chinesa Weibo, semelhante ao Twitter.

Últimas Notícias