“DOENÇA MISTERIOSA” aparece no sul do Sudão e OMS investiga. 89 mortos. A OMS envia força-tarefa para epicentro de doença misteriosa.

Quase 90 pessoas morreram nas últimas semanas de uma doença misteriosa no leste do Sudão do Sul, informou a rádio sul-africana SABC nesta terça-feira.
A Organização Mundial de Saúde já enviou uma força-tarefa de especialista de emergências ao epicentro da doença, o estado de Jonglei, para a coleta de amostras de pessoas doentes.

Foram relatadas pelo menos 89 mortes, mas as autoridades locais relatam muitas mortes pela “doença de natureza desconhecida.”

Sabe-se que a maioria dos casos de pessoas infectadas são moradores das áreas atingidas pela maior inundação dos últimos 60 anos, o que fez com que a equipe de especialistas só conseguisse acessar o local via helicóptero.

Havia a possibilidade de ser cólera, mas amostras iniciais retornaram negativas. A OMS também havia anunciado um aumento na mortalidade por malária e, com o aumento das inundações na região, o número de crianças sofrendo de desnutrição é alarmante.

A agência de refugiados da Organização das Nações Unidas, UNHCR, culpa a mudança climática e a pandemia da Covid-19.

Uma campanha obrigatória de testes e vacinação da Covid-19 foi lançada pelas autoridades de saúde do Sudão do Sul. O programa de vacinação em massa em todas as instituições públicas e privadas acumula cerca de 1,2% da população do país que está vacinada.

Últimas Notícias